São Paulo, terça, 5 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

South Park


Criado por Matt Stone e Trey Parker, o cartoon que viroucoqueluche nos EUA e já é um dos mais vistos na Inglaterra estréia hoje no canal pago Multishow; a MTV anuncia que vai passar o desenho em setembro


da Redação

A Ilustrada reproduz abaixo trecho da turnê de jornalistas americanos que foram de toda parte dos EUA até a Califórnia, no começo do ano, para entrevistar Matt Stone e Trey Parker, criadores desse tal desenho "South Park", que em poucos meses de existência virou o maior fenômeno televisivo da América nos últimos anos.

Pergunta - Alguns animadores credenciados os admiram. O que isso significa para vocês?
Trey Parker -
Significa muito porque, quando "South Park" estreou, nós estávamos sendo criticados porque nossa animação seria muito ruim.
Nós tentamos ter nosso próprio estilo e, antes de fazermos o primeiro episódio, falamos sobre como queríamos que alguém visse o desenho por três segundos e dissesse: "Oh, isso é "South Park'".
Pergunta - De onde veio a idéia para o show?
Matt Stone -
Nós na verdade tivemos a idéia para "South Park" antes de fazermos o segundo "Spirit of Christmas". Mas, quando nós começamos a desenvolver o show, ficaram dizendo: "Ninguém quer ver crianças. Crianças querem ver crianças animadas. Adultos querem ver adultos animados. Por que vocês não fazem as famílias deles?" E então, depois que fizemos "Spirit of Christmas" - e quando ele se tornou um grande hit underground-, tudo mudou.
Pergunta - Há alguma coisa que vocês dois já rejeitaram por ser muito grosseiro ou ultrajante?
Stone -
Sim, algumas vezes.
Parker - No mundo underground, você vê coisas em que as pessoas tentam ser ofensivas. Nós tentamos ter um objetivo e uma história. Nós não estamos no negócio de ofender pessoas. Nós estamos no negócio de fazer as pessoas rirem. E as pessoas vão ficar ofendidas no processo.
Pergunta - Como vocês se sentem sobre o fato de tantas crianças serem fãs do show e de elas poderem não entender a piada e pensar que é realmente legal que Cartman esteja vestido como Hitler?
Stone -
Nós não vemos nenhum problema deste show com crianças. E eu quero dizer crianças de 10, 11, 12, eu não estou falando sobre crianças menores. Porque nós achamos que o show é esperto. Nós não achamos que as crianças vão fazer algo a não ser aprender palavras que elas já sabem. Há muitos outros programas em outras TVs que nós achamos muito mais ofensivos, em que pessoas são esfaqueadas e mortas.


Tradução Mariane Morisawa



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.