São Paulo, terça, 5 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meu Deus, eles mataram o Kenny


A partir de hoje o Brasil, via TV paga, vai mostrar as aventuras dosdesbocados moleques Kenny,Cartman, Kyle e Stan, personagens do cartoon para adultos 'South Park', o maior fenômeno datelevisão americana desde 'Os Simpsons'


LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto da Ilustrada

Beavis e Butt-Head estão mortos. Longa vida a Cartman, Kenny, Kyle e Stan.
Pode tirar as crianças da sala e acostumá-las a dormir cedo às terças. Estréia hoje, às 21h30, no canal pago Multishow, o polêmico cartoon "South Park", desenho animado para adultos da geração pós-"Simpsons" que é considerado o maior fenômeno da TV americana dos últimos tempos.
Vômito, traque (ou melhor, pum; está bem... peido), palavrões, escatologia da grossa, cão gay, morte de criança em cada episódio (em geral, Kenny, o do título acima, da frase que já virou bordão).
O politicamente incorreto em sua mais completa plenitude em franco ataque ao "american way of life", alvo preferido da excelente safra dos desenhos animados "de gente grande" que tem assolado as TVs do planeta nestes anos 90.
Ninguém é poupado, de atores de Hollywood e personagens da política americana a Jesus Cristo.
Criado por dois rapazes que mais parecem a versão carne e osso de Beavis e Butt-Head, os desmiolados Matt Stone e Trey Parker, "South Park" assusta a América pelos números.
Desde que a TV por assinatura Comedy Central levou ao ar o primeiro episódio, "Cartman Ganhou uma Sonda Anal", em 13 de agosto de 97, o desenho:
* faturou só em merchandising cerca de US$ 30 milhões;
* atingiu no começo do mês uma audiência de perto de 6,2 milhões de pessoas, quase o dobro, por exemplo, da audiência da novela "Por Amor", o programa mais visto da TV brasileira;
* conseguiu, com 8 meses de existência, mais de 280 sites dedicados a "South Park" na Internet. Desses, o considerado principal, que está no endereço www.beef-cake.com, já recebeu quase 3 milhões de visitas desde dezembro, quando foi construído.
Quando, no Natal americano passado, então com quatro meses no ar, "South Park" vendeu meio milhão de camisetas oficiais, o desenho virou "objeto de análise" na revista de economia "Fortune".
Na virada do ano, bonecos, CD-ROM, livros e produtos diversos já estavam em alta produção. A audiência não parava de aumentar. E logo os garotinhos de traços arredondados eram estampados nas capas das revistas "Spin" e "Rolling Stone".
Agora, um longa-metragem sobre a série está em adiantados estudos para ser produzido até o próximo Natal.
Da onde vem, para onde vão
South Park é o nome de uma cidade no Colorado famosa pelo alto índice de "aparições" de OVNIs, alardeado por parte de sua população. Típica cidadezinha yankee incrustada no meio do nada, South Park é povoada por tipos estranhos.
A ação do cartoon é focada em quatro garotinhos de 8 anos de idade: Stan, o líder do grupo, tem um cãozinho gay; Cartman, o gordinho, é o protagonista dos momentos mais nojentos e tem uma forte e estranha relação com a mãe; Kyle, o judeu, é o esperto da turma, mas ninguém da bola para ele; e, por último, Kenny, que morre e volta em todo episódio, esconde a cabeça dentro do capuz e ninguém consegue entender uma palavra do que diz (na verdade, o telespectador não entende, os outros garotos, sim).
A Multishow levou ao ar na semana passada, em uma espécie de pré-estréia, o episódio "Cartman Ganhou uma Sonda Anal", onde o gordinho Cartman foi abduzido por alienígenas, que colocaram em seu ânus uma antena parabólica para estabelecer contato com os terráqueos.
A estréia oficial de "South Park", hoje à noite, se dará com a história "O Vulcão", onde os nossos heróis se divertem com espingardas e disparando em ursinhos e alces indefesos num safári. Tudo bem monitorado pelo tio de Stan, que ama armas e quer ensinar os meninos a usá-las.
Levando em consideração o drama atual dos noticiários, envolvendo crianças e armas, este "South Park" faz Beavis e Butt-Head (eles de novo) serem dignos de exibição no "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura.
De hoje em diante, quando você ouvir "Oh, my God, they killed Kenny!" ("Oh, meu Deus, eles mataram Kenny!") e não souber quem é Kenny, seus conhecimentos de cultura pop vão ficar seriamente comprometidos.

Programa: South Park
Autores: Matt Stone e Trey Park
Personagens: Stan, Kenny, Cartman e Kyle
Quando: às terças-feiras (estréia hoje); reprises às quintas, 15h, e aos sábado à 0h
Onde: canal pago Multishow; a MTV anuncia que vai levar o desenho ao ar em setembro



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.