São Paulo, Segunda-feira, 05 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes na TV

FILMES INÁCIO ARAUJO

UM MALUCO NO EXÉRCITO
SBT, 14h. (In the Army Now). EUA, 1994, 92 min. Direção: Daniel Petrie Jr. Com Pauly Shore, Lori Petty, David Alan Grier. O pacifista Pauly Shore entra para escola militar, com o objetivo de passar imediatamente para a reserva e, com isso, receber pensão do Estado. Os problemas começam, e a vida boa termina, quando surge no horizonte uma guerra fora de programa, e ele é convocado. Comédia que se apóia em instituição desconhecida entre nós (a concessão de pensões para reservistas). Mesmo nos EUA, a recepção ao filme é fria. Avaliação:  

IRMÃOS GÊMEOS Globo, 15h35. (Twins). EUA, 1988, 112 min. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito. A comédia sustenta-se sobre um achado: Arnold descobre que é irmão gêmeo do pequeno Danny. Não é muito. Avaliação:    A ILHA DA GARGANTA CORTADA Globo, 21h55. (Cutthroat Island). França/ EUA, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella. Geena herda do pai, pirata, um mapa com a localização de um tesouro. Para encontrá-lo conta com a ajuda de um homem capaz de decifrá-lo. Contra ela, há um velho inimigo do pai. Tentativa de ressuscitar o capa-e-espada, onde a única audácia é a agradável presença de Geena como pirata. Inédito. Avaliação:   
UM JURADO MUITO LOUCO Bandeirantes, 22h. (Jury Duty). EUA, 1995, 87 min. Direção: John Fortenberry. Com Pauly Shore, Stanley Tucci. Ao contrário de quase todo o resto da humanidade, Shore acha uma boa idéia ser jurado. Ele faz o possível para adiar o veredicto sobre o caso que está analisando para desfrutar de casa, comida e roupa lavada. Seus colegas não concordam e decidem liquidá-lo. Comédia com péssimas referências. Inédito. Avaliação:   NASCIDO PARA LUTAR - METAL NINJA CNT/Gazeta, 22h30. (Full Metal Ninja). EUA, 1990, 70 minutos. Direção: Joseph Lai. Com Pat Allen Samking, Pierre Kirbi. Guerreiro ninja vinga-se na espada de mafioso que matou sua família. Avaliação:   INTERCINE 1
HISTÓRIA DE FANTASMAS Globo, 0h55. (Ghost Story) EUA, 1981. Direção: John Irvin. Com Fred Astaire, Melvyn Douglas. Quatro amigos partilham um segredo que ameaça a vida do filho de um deles. Avaliação:    
O IMPORTANTE É AMAR Bandeirantes, 2h30. (L'Important C'Est d'Aimer). França, Itália, Alemanha, 1974, 108 min. Direção: Andrzej Zulawski. Com Romy Schneider, Fabio Testi, Jacques Dutronc. Uma atriz fracassada, com um marido desencantado da vida, um repórter fotográfico constrangido a tirar fotos degradantes. Com esses elementos, o polonês Zulawkski promove o de hábito em seu cinema: uma descida ao inferno. Zulawski é um diretor que costuma dar o melhor de si nos primeiros minutos de filme. Depois, cai muito. Ainda assim, e com a luminosa Romy Schneider, não é filme a desprezar. Avaliação:    
INTERCINE 2
ENSINA-ME A CRESCER
Globo, 3h. (A Town Torn Apart) EUA, 1993. Direção: Daniel Petrie. Com Michael Tucker, Carole Galloway. Mais uma vez, a batida história do professor de métodos pouco ortodoxos que revoluciona a vida de estudantes rebeldes. Já foi feito antes com elenco e direção muito melhor. Avaliação:  

TV PAGA
Um pesadelo encantador

da Redação

"De Volta para o Futuro" (Telecine 4, 21h45) é um caso de cinema "de diversão" que realmente diverte, o que não tem sido tão frequente assim.
Projetado ao passado pela máquina de um inventor, um garoto confronta os costumes diferentes de sua cidade nos anos 50. Seus modos de ET e alguns acasos cativam justamente a garota que não deve cativar: sua futura mãe.
Cria-se um pesadelo metafísico: se atrapalha o casamento dos pais, ele próprio não nascerá.
Essa exploração muito apropriada dos recursos do gênero fantástico -e a lógica implacável que usa- fazem deste trabalho de Robert Zemeckis um dos filmes mais encantadores do cinema americano da década de 80. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.