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Seminário discute os rumos do documentário
Especialista falará sobre vinda de Welles ao Brasil
SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA
Depois de entrar na rota dos
megashows, dos supercircos e
dos espetáculos da Broadway, o
Brasil passa a integrar, a partir
de amanhã (para convidados;
segunda para o público), outro
circuito internacional, desta
vez de caráter mais acadêmico,
com a realização da 13ª edição
do Visible Evidence, o principal
simpósio sobre documentários.
Será a primeira vez que a caravana de pesquisadores e realizadores virá à América do Sul.
A Duke University (EUA) foi a
sede do primeiro encontro, em
1993. Outras instituições de ensino norte-americanas, como a
University of Southern California (USC) e Harvard, hospedaram as edições seguintes.
A internacionalização começou em Cardiff (País de Gales) e
passou por Utrecht (Holanda),
Brisbane (Austrália), Bristol
(Reino Unido) e Montréal (Canadá) antes do desembarque
para São Paulo, que promoverá
mesas-redondas e exibições de
segunda a quinta da próxima
semana, na Cinemateca Brasileira, e para o Rio, onde haverá
projeções e debates no dia 12,
no Memorial Getúlio Vargas.
Nascimento
"A inspiração para criar o Visible Evidence nasceu da sensação, entre um grupo de pesquisadores internacionais, de
que pouca atenção, popular e
acadêmica, era dedicada ao documentário", afirma Michael
Renov, professor da USC e um
dos fundadores do seminário.
Apesar disso, lembra Renov,
"muitas pessoas compartilhavam um forte interesse, até
mesmo paixão, por ele, e os debates públicos em torno da verdade no cinema faziam com
que aquele fosse o momento
certo para iniciar um simpósio
internacional e itinerante".
"Aquele momento" ocorreu
logo em seguida à transmissão,
pela TV, das imagens em que
policiais de Los Angeles espancavam Rodney King. Além dos
encontros anuais, que tratam
não só do documentário no cinema e na TV, mas também na
internet e em mídias interativas, o Visible Evidence é o selo
da série de 16 volumes temáticos publicada pela University
of Minnesota Press desde 1997.
"É o mais importante conjunto bibliográfico dedicado ao
documentário, em qualquer
língua ou país", observa o crítico Amir Labaki, diretor do festival É Tudo Verdade, articulista da Folha e coordenador brasileiro do Visible Evidence, ao
lado de Maria Dora Mourão,
professora da Universidade de
São Paulo e diretora do Cinusp.
Labaki considera que será
"uma oportunidade espetacular de intercâmbio de idéias e
contato entre os acadêmicos e
pesquisadores do Brasil e da
América Latina e seus colegas
do resto do mundo, com ênfase
para a zona anglofônica".
Reflexão brasileira
Ele diz que, para os visitantes, o encontro oferecerá "uma
chance especial para conhecer
melhor a riqueza da atual produção e da reflexão brasileira e
latino-americana". "Muitas sementes serão plantadas. Para o
É Tudo Verdade, é outro importante reconhecimento internacional do empenho nestes
13 anos para o desenvolvimento e a difusão da cultura do documentário no Brasil."
Uma das principais atrações
do seminário será a participação de Catherine Benamou,
professora da University of Michigan e especialista na passagem de Orson Welles pelo Brasil para a realização do inacabado "É Tudo Verdade".
"Mostrarei trechos inéditos
do filme, que fazem parte de
um projeto de preservação e
compilação da metragem que
"sobrou" do documentário que
produzimos em 1993", explica
Catherine. "Minha apresentação na conferência trata dos caminhos possíveis de resgate para respeitar o esforço de Welles, o espírito de intercâmbio
intercultural entre pessoas de
lugares diversos no hemisfério
e para assegurar a contribuição
do filme à memória da época."
Ela aponta, entre os principais temas a discutir hoje, "a
censura e a monopolização dos
meios de comunicação por
grandes corporações" e "o uso
de novas tecnologias para facilitar a exibição e a divulgação".
Os destaques para Labaki são
"a expansão do documentário
para além das fronteiras tradicionais, como a intersecção
com a produção ficcional e o cinema de animação, e a convergência entre o universo das artes visuais e o documentário".
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