São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O segredo de Gerson

Vício misterioso do personagem de Marcello Antony em "Passione" intriga público, eleva ibope e gera polêmica na rede

Reprodução
Gerson (Marcello Antony), ao ser flagrado pela mulher, Diana (Carolina Dieckmann)

LAURA MATTOS
DE SÃO PAULO

Ninguém propôs ainda esta pesquisa, mas bem que seria interessante: o brasileiro prefere saber quem quebrou o sigilo fiscal da filha de Serra ou qual é o segredo de Gerson, personagem de Marcello Antony em "Passione"?
Curiosamente, em plena época de campanha eleitoral na TV, parte do público está mobilizada com o mistério da novela das oito da Globo.
Não é de hoje que o galã se tranca no quarto e mira a tela do computador com olhar para lá de estranho, ora nervoso, ora com cara de prazer.
Mas a trama misteriosa esquentou agora que sua mulher, Diana (Carolina Dieckmann), descobriu tudo e o chamou de "doente", falou em "tara" e disse sentir "nojo" por terem transado.
O "babado" ajudou "Passione" no Ibope. O horário eleitoral, que afasta o público, costuma terminar com menos de 20 pontos de média e a novela, ao começar, logo sobe para 25 e termina perto dos 40 (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo).
Na internet está quente o debate com as mais mirabolantes versões para o tal segredo de Gerson. No capítulo em que a mulher o descobre, em poucos minutos o assunto entrou na lista dos dez mais comentados do Twitter.
Tem palpite para tudo que é gosto. Dentre os sexuais, internautas apostam que Gerson usa o computador para pedofilia (o que o autor negou à Folha), que vê cenas de sexo com animais ou com cadáveres. Ou que é estuprador e filma seus crimes.
Há quem aposte que assiste a "snuff movies" (filmes com assassinatos supostamente reais).
O tema também serve a piadas. No YouTube, há uma versão da cena em que Diana o flagra, feita pelo blog Las Bibas from Vizcaya. Diana descobre que o marido é travesti e vê Teletubbies na internet, o encara e diz: "Gerson, que babado é esse?!".
Ele também é "acusado" de ver clipes da banda Restart, Calypso e de Justin Bieber. E na semana do centenário do Corinthians alguém provocou: a mulher ficou horrorizada ao descobrir que Gerson é torcedor do Timão...
Inquirido pela Folha, o humorista Helio de la Peña, do "Casseta & Planeta", viu ligações perigosas entre novela e eleições. "Gerson tem um vício abjeto: é viciado em propaganda eleitoral de candidato ficha suja. Até 3 de outubro, Silvio de Abreu revela em quem Gerson vai votar."
A colunista da Folha Barbara Gancia desconfia de que ele possa estar lendo a receita do sopão da Ana Maria Braga ou da lipoaspiração da Lucília Diniz...

O SEGREDO DO SUCESSO
Depois de dar pistas sobre o mistério, Silvio de Abreu virou um túmulo (leia entrevista com o autor à pág E3).
Lauro César Muniz ("O Salvador da Pátria") diz que o autor não deve contar segredo assim "nem ao mais íntimo amigo, nem aos colaboradores do roteiro". Foi o que fez com o "serial killer" de "Poder Paralelo" (Record).
"A fórmula para escrever é partir do final: escolhe-se o assassino, por exemplo, e estrutura-se o percurso do personagem de trás para diante, buscando uma lógica e, às vezes, dando pistas falsas. Ou dando aqui e ali um cuidadoso toque, mas, em seguida, neutralizando a pista. É uma brincadeira gostosa."
Aguinaldo Silva relembra a famosa "caixa de Perpétua", da novela "Tieta", versão que assinou do romance de Jorge Amado. "O conteúdo da caixa nunca foi revelado e até hoje ainda gera discussões. E lá se vão 23 anos."
O público torce para que Silvio de Abreu não lhe apronte uma dessa!


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Para 12 anos?: Classificação da novela pode mudar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.