São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Lá vêm elas

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há muito se especula sobre a invasão das editoras estrangeiras no mercado nacional. Agora é fato. Duas das maiores casas do mundo acabam de fincar bandeiras em terras brasilis.
O grupo editorial Planeta, o maior da Espanha e sétimo do mundo, e a Larousse, gigante francesa, estão montando suas operações por aqui.
Nenhuma das duas fala oficialmente, ainda, mas já têm sede, telefones, razão social brasileira e, mais importante, equipe.
Se até o ano passado os murmúrios no mercado eram de que as gringas entrariam aqui comprando editoras nacionais -como já aconteceu com casas como Ática (parte francesa) e Moderna (espanhola)-, tudo indica que Planeta e Larousse vão operar sem parceiros locais.
Para tanto, a dupla -que chega por aqui simultaneamente por coincidência- já contratou profissionais experientes de editoras como Companhia das Letras e Cosac & Naify. E continuam atrás de reforços.
Os "alvos" de Planeta e Larousse não foram oficializados, mas a espanhola deve atuar em literatura e ensaio, e a francesa, dona do dicionário "Petit Larousse" (presente em 80% dos lares de lá), atacará em livros de referência e infanto-juvenis.



Texto Anterior: "Folha explica José Celso Martinez Corrêa": Trajetória do diretor teatral é apresentada em registro acessível
Próximo Texto: Fora da Estante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.