São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO BRASIL NA FRANÇA

Quai de Loire exibe filmes de cineasta pioneiro

Mostra destaca Humberto Mauro

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos pioneiros do cinema brasileiro, Humberto Mauro (1897-1983) ganha homenagem a partir de hoje em Paris na mostra "Présence et Passé du Cinéma Brésilien" [presente e passado do cinema brasileiro], que faz parte das comemorações do Ano do Brasil na França.
A programação está dividida em quatro grandes momentos da carreira do cineasta: o "Ciclo Cataguases", com os filmes "Tesouro Perdido" , "Brasa Dormida" e "Sangue Mineiro"; a "Fase Carioca", com os títulos "Ganga Bruta", que abre a mostra, e "Argila"; os documentários "Brasilianas" e "João de Barro", entre outros. Também será exibido o longa "Rio 40 Graus", de Nelson Pereira dos Santos, um dos diretores cujos trabalhos tiveram diálogos com a obra de Mauro.
"O objetivo da mostra é fazer uma ligação entre o cinema brasileiro antigo -representado pelo cineasta mineiro Humberto Mauro- e a produção atual, representada por três novos cineastas: Jorge Furtado, Beto Brant e Fernando Meirelles", diz Melissa Laila dos Santos, da Associação Bem-Te-Vi, que organiza o evento.
O evento destaca os trabalhos de estreantes na direção de longas de ficção, como Marcos Andrade ("Korda"), Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirina e Urubus"), Joel Pizzini ("500 Almas") e Sérgio Machado ("Cidade Baixa"). A sala Quai de Loire sedia a mostra, que acaba em 11 de outubro.
(EDUARDO SIMÕES)

Texto Anterior: Televisão/Crítica: Escrachada, "Bang Bang" ainda tem muito a evoluir
Próximo Texto: Shows: 2006 terá Sónar, Shakira, Seal e Bob Dylan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.