São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebidas

Apesar de chuva, safra 2006 tem bons vinhos

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

No dia 23 de setembro, cerca de 900 apreciadores -grande parte deles no parque de eventos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e o resto (unidos por videoconferência) no Hotel Transamérica, em São Paulo- puderam degustar alguns dos melhores goles do país na Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2006.
Na 14º edição do evento, organizado pela Associação Brasileira de Enologia, foram servidos 16 exemplares selecionados entre 252 amostras apresentadas por 63 vinícolas. Ficou claro nos copos que, mesmo num ano nada especial, com chuvas atrapalhando um pouco os viticultores, o maior carinho que vem sendo dado aos vinhedos e ao trabalho na cantina é responsável por vinhos cada vez melhores.
Os destaques fugiram do típico eixo chardonnay-cabernet. Entre os brancos, a estrela foi um perfumado malvasia da gaúcha Valduga, intenso, floral, fino, prazeroso e equilibrado (90/100). Mas a ala mais forte (e a que mais evoluiu nos últimos anos) foi a rubra. Brilharam aqui um atraente syrah da catarinense Vila Francioni, muito rico em boca, com o frutado-defumado clássico da cepa (90/100), e outros três tintos gaúchos: um merlot da Miolo, denso na fruta, característico (89/100), um carmenère bem frutado da Perini (89/100) e um belo tannat da Salton, potente, de paladar untuoso, amplo e concentrado que mescla fruta, café e chocolate (90/100).

SUGESTÃO ATÉ R$ 40
ARTERO ROSADO 2005
Avaliação:
86/100
Bom para: aperitivo, carnes brancas
Preço: R$ 28,20, na Decanter, tel. 0/xx/11/3071-3055

ROSADO IBÉRICO
Frutas vermelhas mescladas a notas cítricas e uma boa acidez marcam este rosado de uvas tempranillo, oriundo da região de La Mancha, centro da Espanha.


Texto Anterior: Comida - Crítica: Aberto 24 horas, Paris 6 apresenta bom cardápio flexível e decoração art-nouveau
Próximo Texto: Tentações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.