São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Tela de Da Vinci roubada em 2003 é recuperada

DA REPORTAGEM LOCAL

A polícia inglesa anunciou ontem ter recuperado o quadro "Virgem do Fuso", de Leonardo Da Vinci, que havia sido levado do castelo de Drumlanrig, na Escócia, em agosto de 2003.
Quatro suspeitos de envolvimento no roubo da tela, pintada em 1501 e avaliada em cerca de US$ 60 milhões (R$ 109 milhões), foram presos. Na obra, a Virgem Maria tem o menino Jesus no colo. Nas mãos dele, há um fuso de tear.
Especialistas que viram o quadro achado por policiais confirmaram tratar-se do trabalho de Da Vinci.
Poucos detalhes sobre a recuperação da tela foram divulgados. A polícia se limitou a informar que a obra foi encontrada por agentes que fizeram uma batida na cidade de Glasgow. Há indícios de que um acordo falso para a compra da pintura atraiu os ladrões.
"Virgem do Fuso" figurou, nos últimos quatro anos, em uma relação elaborada pelo FBI das dez obras de arte mais procuradas do mundo.
A tela integra o acervo da família Buccleuch, proprietária do castelo escocês onde ocorreu o roubo.
Da Vinci é um dos nomes mais expressivos do Renascimento. Entre suas telas estão "A Última Ceia" e "Monalisa" (exposta no museu do Louvre, em Paris).


Com agências internacionais

Texto Anterior: Com quatro prêmios, "Estômago" é grande vencedor do Festival do Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.