São Paulo, segunda-feira, 05 de outubro de 2009

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Outro Canal

por RODRIGO RUSSO (interino)

Bebidas produzem conteúdo como forma legal de anúncio

Proibido pela lei nº 9.294/96 de efetuar publicidade de seus produtos no horário entre 6h e 21h, o setor de bebidas alcoólicas encontrou uma resposta para este problema: o patrocínio de conteúdo. Nos últimos dois meses, dois programas foram lançados nesse formato.
No rádio, a Mitsubishi FM estreou na semana passada o "Johnnie Walker com Gigantes", semanal apresentado por Lorena Calábria, às 21h. Nesta semana, será transmitido ao vivo do Buddha Bar, como piloto Mika Hakkinen como convidado.
Ao fim, haverá degustação do uísque Black Label.
Na TV, o GNT exibe "Harmonize", patrocinado pelo grupo AmBev, em que a cada episódio um chef prepara um prato que combine com cerveja da linha Bohemia, fabricada pelo grupo.
Inédito às terças-feiras, às 23h30, o programa tem reprises dentro da faixa horária vetada.
Isso porque, em mais uma brecha legal, cervejas têm teor alcoólico menor que 13%, e não são definidas como bebidas alcoólicas por essa lei.
Eduardo Bendzius, gerente de marketing da Diageo, empresa dona da marca "Johnnie Walker", diz que a produção de conteúdo é mais interessante para o público do que anúncios: "Não precisamos forçar nossas marcas, podemos apresentá-las de forma legal e sutil".
Procurado, o Ministério Público Federal-que geralmente fiscaliza emissoras de rádio e televisão, por serem concessões públicas- diz que não há ilegalidade com relação a este modo de patrocínio, mas ressalta que não pode existir qualquer tipo de anúncio das marcas no decorrer do programa, caso transmitido durante o horário vetado.

GUGU, NÃO
Presente em todas as 11 edições anteriores do Teleton (iniciativa do SBT para arrecadar recursos para a AACD-Associação de Assistência à Criança Deficiente), Gugu não foi autorizado pela Record -emissora que o tirou do SBT- a participar do evento neste ano, que será em 23 e 24 de outubro.

EMPATE
"Aline", novo programa da Globo para as quintas-feiras estrelado por Maria Flor, teve 21 pontos no Ibope em sua estreia - o que foi considerado bom pela emissora. O penúltimo capítulo do reality show" No Limite", que ocupava o horário, teve a mesma audiência.

IDEIA DE MAGO
O escritor Paulo Coelho,em seu perfil no Twitter, lançou uma inusitada campanha :pediu uma estátua para o humorista Bussunda, que adorava futebol, a ser inaugurada na Copa de 2014, no Brasil. A turma do "Casseta & Planeta" gostou.

MARMELADA
Os humoristas não gostaram do resultado do VMB (Vídeo Music Brasil).Claudio Manoel, via Twitter, questionou a entrega dos prêmios de melhor filme/documentário musical (Titãs) e Twitter do ano(Marcos Mion) para produção e apresentador da própria MTV. O VMB, disse ele-que concorria com" Simonal"-significaria" Very Marmelade Brazil".

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