São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Dez músicas para um certo final de semana

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Não é surpresa para ninguém. Se o seu coração pulsa pop, ele vai bater mais forte de hoje a domingo, dias de Tim Festival. Mas alterações sensíveis seriam mesmo detectadas em um possível eletrocardiograma tirado nos momentos abaixo:
1 - quando o Primal Scream tocar "Movin" on Up"
Você já vai estar bem assustado com a brutal avalanche sonora despejada pelo Primal Scream. Daí eles resolvem aliviar. Mas não muito. Botam para rolar a psicodélica "Movin" on Up", canção de 13 anos que, na atual fase brava do grupo, tem a leveza de uma música do Motorhead.
2 - quando o Libertines libertar "What Became of the Likely Lads"
A banda da hora, a música da hora. Carl Barat vai olhar muito para o lado sem ver o parceiro Pete Doherty, que foi sacado do Libertines pelo estilo de vida exagerado. "Likely Lads", lentinha e barulhenta, acelerada e lírica, é encantadora e tem a forte amizade dos dois guitarristas como tema. Deve ser um dos principais momentos do festival.
3 - quando a PJ Harvey gemer em "Is This Desire?"
É a apresentação anti-Primal Scream. E ver a cantora inglesa ali, toda sexy-estranha, assoprando palavras na bela "Is This Desire?", enquanto a nota estourada do baixo vai machucando, fará você transmitir a resposta a ela, em pensamento: "É, sim".
4 - quando o Kraftwerk operar "Musique Non-Stop"
O show vai estar acabando. Todo aquele climinha de filme de ficção científica antigo indo embora; a mulher-andróide do telão, acompanhada no fim por várias vozes masculinas robóticas, dizendo "music... non-stooooop", depois de dez minutos de música. Vai parecer que ela está tirando um sarro da sua cara, mas não está.
5 - quando o 2ManyDJs misturar "Seven Nation Army" com qualquer coisa
Só se eles resolverem parar agora. Mas, pelas últimas apresentações, o hit do White Stripes vai e volta várias vezes durante o set. Aquela linha de baixo (baixo?) virou forte coro humano no festival de Coachella. E os irmãos belgas riam e abaixavam o som para a massa "tocar" com a boca.
6 - quando o Brian Wilson transmitir "Good Vibrations"
Se os remédios dele forem tomados no horário, se o sono da noite anterior tiver sido tranqüilo... Acompanhar "Good Vibrations" estalando os dedos e batendo o pé vai ser um acontecimento.
7 - quando o Cansei de Ser Sexy brincar de electro em "A-La-La"
Fique sossegado. Seu corpo vai sair do controle quando o Adriano apertar o botão e a mulherada do CSS sujar de punk a deliciosa disco-electro "A-La-La", que vai estar no primeiro CD da trupe de SP. Mas depois ele volta ao normal. O corpo, não o Adriano.
8 - quando o Soulwax executar "Any Minute Now"
Corra. Pense Rápido. A mensagem do 2ManyDJs enquanto banda de rock é rápida. Tão urgente que dá medo. Um dos singles do ano, ao vivo, em São Paulo.
9 - quando o De Leve zoar em "Caipirinha Man"
Você já deve ter ouvido falar no estilo do rapper carioca, nosso Eminem-Streets de Niterói. Então é isso aí.
10 - quando o Mars Volta se descontrolar em "Inertiatic"
A hora em que dois fantasmas sobrevoarão o Jockey. O do ótimo ex-grupo At the Drive in, de onde o Mars Volta derivou, e do polêmico W2, o símbolo que resultou da eleição no país de onde o Mars Volta derivou.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Música: Marsalis traz "velhice" a festival teen
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.