São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo
@ - bergamo@folhasp.com.br

Luciana Whitaker/Folha Imagem
Torcedores levaram faixa com o "Troféu Os Piores do Ano", "vencido" pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira


Dunga: "Sou um empregado da CBF"

Um grupo de cariocas resolveu fazer uma premiação paralela como contraponto ao Craque Brasileirão, da CBF, evento que premiou os "melhores" jogadores do ano anteontem, no Teatro Municipal do Rio. "Uh! Uh! Veadoooo!", gritavam os jovens na porta do teatro a cada vez que um convidado passava.
Em mãos, a faixa do "Troféu Os Piores do Ano". Primeiro lugar: "Ricardo Teixeira", presidente da CBF, que ganhou até do "2º lugar - Renan Calheiros". O torcedor João Pedro, 24, dizia: "Um ganhou porque estragou o campeonato; o outro, porque roubou dinheiro do povo". A "violência" ficou em terceiro.

 

Dunga chega ao teatro para entregar o prêmio ao melhor técnico. Um coro feminino se acende: "Uhuu! Fiu-Fiu! Lindooo!". Ele falou à coluna:
 

FOLHA - A seleção foi vaiada contra o Uruguai. A torcida é ingrata?
DUNGA -
Não é bem assim. Veja, no Maracanã, por exemplo, o torcedor não vaiou. O importante é não ter briga na saída.

FOLHA - Os brasileiros costumam reclamar que os craques fazem ótimas campanhas na Europa e, na seleção, não jogam bem.
DUNGA -
É que as pessoas só vêem os melhores momentos dos jogos [da Europa] no "Fantástico". Só os gols. Eu vejo tudo, o jogo inteiro. Então a gente sabe a diferença, quem tá jogando bem e quem não tá. Contra o Uruguai, por exemplo, eles [os jogadores da seleção] queriam ganhar, estavam com raça. E ganharam. É isso.

FOLHA - O presidente Lula disse recentemente ao técnico Felipão que gostaria de vê-lo de volta à seleção.
DUNGA -
Cada um tem a sua preferência, no futebol, na política... Eu não entendo de política. Por isso, não falo. É simples.

FOLHA - O senhor gostaria de comandar a seleção na Copa 2014?
DUNGA -
Sou um empregado da CBF. Não sei. Me chamaram para fazer um trabalho de mudança na seleção porque vocês da imprensa apontavam falhas.
 
"Eu não ouvi o que eles gritaram", dizia Rogério Ceni (que ganhou os prêmios de melhor goleiro, craque da torcida e craque do Brasileirão) na entrada da festa. O coro na porta aumenta: "Veadooo! Veadooo!".
"É... É uma manifestação democrática, não tem rancor." Richarlyson -tênis branco Empório Armani, camisa Dolce & Gabbana e colar de prata com pedra amarela de Ronaldo Vaz - desdenhava: "Eles estão com inveja". Felipe, goleiro do recém-rebaixado Corinthians, chega à festa com brinco, um "F" de prata e brilhantinhos e o número 1. "Sempre que a gente sai na rua é uma piadinha. Mas vamos esperar 2008." Zagallo é solidário. Diz até que virou corintiano por um dia. "Eu torci mesmo. É muito triste." A festa foi até as duas da manhã, com os jogadores brincando de garçom e servindo bebida ao técnico Muricy Ramalho, do São Paulo. Na pista de dança -vazia-, o DJ manda um "Eu bebo sim... Estou vivendo. Tem gente que não bebe e está morrendoooo...".

MEDIADOR
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, já conversou com Lula sobre a possibilidade de o presidente brasileiro mediar um acordo entre o governo daquele país e as Farc para a libertação de reféns como a francesa Ingrid Betancourt. "Os dois ficaram de conversar mais detalhadamente no próximo encontro que terão, na Argentina", diz Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula. A conversa está prevista para o dia 10, na posse de Cristina Kirchner na Argentina.

OFICIAL
E Lula já tem data para visitar oficialmente a Colômbia: 23 de janeiro.

PIRES
A alta da inflação na Venezuela e a escassez de alimentos, apontadas como uma das razões para a derrota de Hugo Chávez no plebiscito, trouxeram técnicos do governo ao Brasil. Eles negociam a importação de leite daqui para abastecer o mercado de Caracas.

CLÔ E O CANARD
Em disputa judicial com a TV Bandeirantes, o deputado Clodovil apresentou atestado médico em 2005 para justificar sua ausência numa audiência. Ele teria feito uma "cirurgia radical de prostatectomia". O problema é que, no mesmo dia, Clodovil foi visto saboreando um magret de canard no restaurante Parigi.

CLODOVIL 2
A médica Ana Helena Patrus, da clínica Santé, que assinou o atestado para Clodovil, vai ter que prestar depoimento à Justiça na sexta por causa da confusão. Ela diz que Clodovil "só saía da Santé para visitar o dr. Miguel Srougi, que o operou. Pelo menos, era o que dizia para a gente. Se aproveitava para almoçar, eu não sei. Mas ele é doido, né? Às vezes, faz o que quer, não respeita ninguém. Dá mais trabalho que filho".

TARSILA NA ESTRADA
A Pinacoteca do Estado abre em janeiro a exposição "Tarsila Viajante". Serão 90 desenhos e 40 pinturas da artista, entre elas "Abaporu", "A Negra" e "Antropofagia".


com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Evento traz Libeskind e David Byrne
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: A definição do amor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.