São Paulo, sábado, 5 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO
O artista publica o segundo volume de uma trilogia que pesquisa as possibilidades das artes gráficas
Sérgio Gregório revela relevos em livro

CAMILA VIEGAS
especial para a Folha

Aos 21 anos, quando ainda cursava a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Sérgio Gregório desenhou a estampa dos uniformes internacionais da Varig. Hoje, ele lança "Texturas e Relevos", a segunda parte de seu primeiro livro. A festa será das 11h30 às 15h30, no Museu Brasileiro da Escultura.
O livro é dividido em três partes e nada tem de narrativo. Com 23 anos de experiência gráfica, Sérgio mostra visualmente a capacidade das linhas, cores, texturas e composições.
"Não quero definir a diversidade gráfica com textos literários, minha maneira de explicar é pelo desenho", diz Gregório. "De tanto vê-los, o observador acaba entendendo."
O primeiro volume, chamado "Riscos e Rabiscos", foi lançado em outubro do ano passado. Nele, Gregório explorava linhas e cores com duas posturas diferentes. "O risco é mais determinado. O rabisco é descompromissado, uma maneira lúdica e emotiva de desenhar", explica.
Apesar da sequência sugerida pelo artista, as 24 lâminas podem ser agrupadas conforme o desejo do observador. Na ordem mapeada pelo autor, há algumas sutilezas como a semelhança entre a forma da primeira e da última prancha. "Ambas contêm o retângulo, uma forma universal que aparece pura na primeira e é aquarelada e enriquecida com elementos diversos na última", conta.
Já em "Texturas e Relevos", Gregório lança mão do acúmulo das linhas e das formas para explorar padrões visuais. Além disso, algumas páginas foram prensadas para criar altos e baixos relevos. "Dessa maneira, é possível sentir a textura também pela visão tátil."
Gregório organizou os novos 18 trabalhos em séries de quatro a dois números. Numa delas, os trabalhos foram recortados, e é possível vê-los justapostos ou superpostos. A dupla de trabalhos final (mostradas abaixo) utiliza aquarela, parafina e arame.
A trilogia ficará pronta no ano que vem, com a publicação do terceiro volume que já está em estudo. "Será sobre composição e cor", diz Gregório.
Cada volume conta com 500 exemplares, impressos nas oficinas da Ycar Artes Gráficas, com fotolitos do Estúdio Gráfico Perfil.
Sérgio Gregório trabalha ainda com a galeria Nara Roesler, para a qual produz desenhos. No momento, ele está concentrando forças para o catálogo de inverno da marca de roupas Tan Tan. "Quando faço uma camiseta penso também no volume do corpo masculino, feminino, na maneira com a qual as pessoas andam etc."
Além da Tan Tan, Gregório realizou os catálogos para Rosa Chá e Bureaux Paulista. Seus desenhos podem ser vistos também em estampas produzidas para marcas de moda como Adidas, Wrangler, Antishock, TKTS, Ellus e HWY-1.
Depois dessa série de livros-gráficos, Gregório pretende publicar um livro que reúna os padrões criados para as lojas. "Já separei algum material, tenho em casa muitas das peças, mas ainda preciso me organizar", conta. "Outro projeto é trabalhar visualmente o que sobrou de prazer neste fim de século. Quero trabalhar com o conceito de morte e vida ligado ao sexo, à Aids e à vulnerabilidade do homem contemporâneo."
˛
Livro: Texturas e Relevos Autor: Sérgio Gregório
Quanto: R$ 40 (18 págs.)
Lançamento: hoje, das 11h30 às 15h30 (entrada franca) Onde: MuBE (r. Alemanha, 221, Jardim Europa, tel. 881-8611)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.