São Paulo, sexta-feira, 06 de janeiro de 2006

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Filme de Daniel Filho antecipa final feliz de "Belíssima"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Glória Pires é o Tony Ramos de saia, certo? E Tony Ramos, por sua vez, a Glória Pires de calça.
Com praticamente o mesmo tempo de carreira (ele, 40 anos, ela, 37), os dois quase não fizeram teatro -ela, só uma peça infantil-, têm breves e pouco marcantes passagens pelo cinema, mas são a cara da televisão brasileira.
Discretos e bem casados, mantêm uma imagem "do bem" na vida real. Nas histórias, são mais heróis do que vilões. Não obstante, nunca haviam formado um par romântico ao longo destas quatro décadas de telefolhetins.
Eis que a Globo se dá conta do desencontro e tome overdose: Tony e Glória estão juntos em "Se Eu Fosse Você" (Globo Filmes), que estréia hoje em 200 salas de cinema e antecipa o final feliz da novela "Belíssima" (Nickos/Tony deverá conquistar Júlia/Glória).
No longa, de Daniel Filho, eles vivem uma típica crise de casamento até que, por obra do além, acordam com os corpos trocados. Agora, literalmente, Glória vira Tony de saia e vice-versa.
Todo mundo diz que o todo-poderoso diretor global não sabia que os atores seriam unidos pela novela de Sílvio de Abreu. "Se Eu Fosse Você" foi filmado em abril de 2005, "Belíssima" estreou em novembro, mas tudo não passou de uma "feliz coincidência".
E bota feliz nisso. Na semana de pré-estréia, o filme foi visto por 85 mil espectadores, enquanto "Sexo, Amor & Traição" (2004), da mesma produtora, a Total, atingiu 77 mil no período. Walkiria Barbosa, sócia da Total, diz que "obviamente ajuda o fato de ter o casal da novela". "Foi uma coincidência, como ocorreu com "Sexo, Amor & Traição" [com Malu Mader e Fábio Assunção, à época protagonistas da novela "Celebridade'] e "Avassaladoras" [2002, com Giovanna Antoneli, a então Jade de "O Clone']."
Mas o casal-coincidência de "Se Eu Fosse Você" não basta para a Globo Filmes, sócia do longa. A própria novela "Belíssima" faria propaganda do filme no capítulo de ontem. Isso sem falar no merchandising do "Casseta & Planeta", "Domingão do Faustão" e "Altas Horas". O espaço, que não é pago, custaria em torno de R$ 2 milhões se o fosse. Outros R$ 2 milhões serão gastos com o lançamento do filme, cuja produção teve orçamento de R$ 5 milhões.
É o bombardear publicitário de sempre na Globo, que já fez blockbusters mas não conseguiu salvar alguns do naufrágio, como "Acquaria", com Sandy e Junior.
Tony e Glória são a cara da TV, e "Se Eu Fosse Você" parece um sitcom ampliado, cheio de clichês televisivos. Cláudio (Tony) é um publicitário, casado com a madame Helena (Glória). Com a troca de corpos, um tem de copiar os trejeitos do outro, e os atores, com dignidade, conseguem fazer rir. É especialmente cômica a cena em que Tony, com a alma de Glória, observa seu famoso dorso peludo: "Amor, e se eu depilasse o peito?".
Tony conta que quase tudo foi filmado de primeira tomada, sem repetir a cena, para "não perder o frescor que a comédia exige". Glória ressalta que o roteiro "exigiu muita concentração do casal".
Na história, ao ser incorporado pela mulher, Cláudio cria uma campanha para lingerie que "entende a alma feminina". Lembra muito o argumento de "Do que As Mulheres Gostam", no qual o publicitário (Mel Gibson) faz a mesma coisa após conseguir ler o pensamento das mulheres. Outra coincidência de Daniel Filho.


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