São Paulo, sexta-feira, 06 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENHO

Cartoon estréia animações de brasileiros

DA REPORTAGEM LOCAL

As vinhetas de desenhos animados que aparecem nos intervalos da programação do Cartoon Network são famosas por seu nonsense, utilizando personagens de animações clássicas em situações completamente diversas das originais e, muitas vezes, inserindo músicas igualmente absurdas. Não raro, são melhores do que a programação que intercalam.
A partir de hoje, nos intervalos do bloco de desenhos adultos Adult Swim -exibido das 23h às 5h-, o Cartoon soma às suas vinhetas o humor genuinamente nacional de animações produzidas pelos cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo, todos com tirinhas publicadas diariamente na Ilustrada. O leitor do caderno vai reconhecer, nas breves animações (têm cerca de um minuto de duração), personagens como Overman, Pequeno Pônei, Luke e Tantra, Geraldão e Aline.
A novidade está menos na idéia -em 2004 o canal fez o projeto "Cartum Netiuorque", que já trazia vinhetas de cartunistas como Laerte- e mais na execução do projeto, que agora envolve mais cartunistas e mais desenhos de cada um deles. São cinco vinhetas por autor, estreando às sextas, a partir de hoje, com as adolescentes Luke e Tantra, crias de Angeli.
Na semana seguinte, entra no ar o rebelde Pequeno Pônei, de Caco Galhardo. Depois vêm o herói Overman, de Laerte, a ninfomaníaca Aline, de Adão e o célebre Geraldão, criado por Glauco.
Os fãs das tirinhas vão reconhecer, além dos personagens, algumas histórias já desenhadas antes, agora transformadas em animação. Por exemplo, a luta incessante do Pequeno Pônei (um dos que teve a melhor transposição para a animação) contra seu estigma de criatura fofinha, o que o leva a consultar o músico Chet Baker ou a buscar refúgio como diretor de cinema underground.
Aqueles acostumados às tirinhas podem estranhar alguns detalhes (como as vozes escolhidas para cada personagem, por exemplo), mas certamente vão identificar o bom humor das histórias agora em animação. (MAC)


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Ano eleitoral: palpite infeliz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.