São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Atores crianças tiveram de sair do Afeganistão

DO ENVIADO ESPECIAL

No início de dezembro de 2007, quatro das crianças afegãs que protagonizaram uma cena de estupro no filme "O Caçador de Pipas" foram retiradas de Cabul e levadas para uma cidade nos Emirados Árabes Unidos, não revelada. A produção do filme temia que houvesse reações violentas contra os meninos, agora com idades entre 13 e 14 anos, depois da estréia do longa.
No livro como no filme, a cena de estupro é chave para a compreensão da trama: Hassan, garoto de etnia hazara interpretado por Ahmad Khan Mahmoodzada, é violentado por Assef (Elham Ehsas). Seu amigo Amir (Zekeria Ebrahimi), menino abastado, da etnia pashto, assiste à cena, mas nada faz para impedir. Anos depois, Amir, vivendo como imigrante nos EUA, retorna a Cabul para acertar contas com o passado.
A operação de retirada dos jovens atores do Afeganistão, planejada de última hora pela Paramount Pictures, levou os produtores a adiarem em seis semanas o lançamento do longa nos Estados Unidos, que aconteceu somente no dia 14 de dezembro. Os garotos saíram de seu país acompanhados de um parente cada um e, segundo a Paramount, ganharão uma espécie de bolsa.
O desempenho do elenco infantil de "O Caçador de Pipas" valeu um elogio especial do jornal "New York Times". A crítica Karin Durben escreveu que a "atuação de Ahmad Khan [o Hassan] está entre as melhores entre atores crianças no cinema". (ES)


Texto Anterior: Caçador de sucesso
Próximo Texto: Em números
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.