São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

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Nas lojas

Drama
Anjos Exterminadores
JEAN-CLAUDE BRISSEAU
Distribuidora:
Focus; Quanto: só para locação
Avaliação: ótimo
Filme de difícil definição, "Anjos Exterminadores" teve sucesso ao estrear no circuito de arte de São Paulo e do Rio no ano passado, depois de sessões lotadas em mostras como o Festival do Rio. Muito do êxito veio do boca a boca dos espectadores, que viram no longa de Jean-Claude Brisseau ("Coisas Secretas") transgressões eróticas que dialogam com o melhor da produção de Catherine Breillat, por exemplo. Ao contar a história do conturbado processo de filmagem de um título sobre o desejo feminino -inspirado claramente na acusação de assédio que sofreu de atrizes-, Brisseau desconcerta as platéias, em cenas que estão entre as mais explícitas no cinema recente. Mas, para além de corpos, o filme versa sobre as relações de poder -e, entre elas, lógico, as existentes e as refletidas no cinema. (MARIO GIOIA)

Drama
O Tango de Rashevski
SAM GARBARSKI
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação;
Avaliação: bom
Realizado em 2003, "O Tango de Rashevski" só chegou aos cinemas brasileiros no ano passado, mas se transformou em um pequeno fenômeno de público no circuito de arte. O diretor Sam Garbarski (de "Irina Palm") discute, com propriedade e delicadeza, a questão da identidade judaica no mundo contemporâneo. Os personagens centrais são membros de uma família dividida: a matriarca optou por uma vida não-religiosa e se estabeleceu na Bélgica, enquanto o pai escolheu a ortodoxia e foi morar em Israel. Depois da morte dela, seus filhos e netos procuram caminhos próprios para lidar com a questão religiosa e tentam compreender a atitude do patriarca. (PEDRO BUTCHER)

Animação
A Família do Futuro
STEVE ANDERSON
Distribuidora:
Disney; Quanto: R$ 44,90, em média
Avaliação: regular
Garoto que foi deixado pela mãe num orfanato quando bebê vive ressentido pela falta de uma família -e pelas consecutivas tentativas frustradas de encontrar uma nova-, até que aparece um outro moleque com uma máquina espacial. Juntos, eles vão conhecer o futuro e também uma família disfuncional bem divertida. Com viagens no tempo e personagens aparecendo em ritmo alucinante, a Disney apostou alto nesta animação, mas o resultado fica aquém do esperado. Afinal de contas, toda essa história de viagem no tempo já estava mais que bem feita desde 1985, com "De Volta para o Futuro", de Robert Zemeckis. Nos extras, há bastidores, cenas inéditas, comentários, videoclipes e um jogo. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

Drama
Invasão de Domicílio
ANTHONY MINGHELLA
Distribuidora:
Buena Vista; Quanto: R$ 39,90, em média
Avaliação: regular
Crônica sobre as transformações sociais no norte de Londres, onde fica a empresa de um arquiteto (Jude Law) que executa um plano de revitalização na área. Uma onda de assaltos o leva a se envolver com uma costureira bósnia (Juliette Binoche), e o desequilíbrio psicológico da enteada adolescente dele ameaça seu casamento com uma documentarista (Robin Wright Penn). Esses personagens formam uma sinfonia de desarranjos que, paradoxalmente, podem ser solucionados pela turbulência provocada em suas vidas pelos assaltos. Minghella ("O Paciente Inglês"), que comenta o filme em áudio (com legendas), leva ao extremo a idéia de causa e efeito, o que torna a história um tanto esquemática. (SR)

Drama
Nação Fast Food
RICHARD LINKLATER
Distribuidora:
Focus; Quanto: só para locação
Avaliação: ruim
O quase sempre bom Linklater erra a mão nesse filme que mistura crítica ao tratamento dado a imigrantes latinos nos EUA e denúncia das péssimas condições de manipulação da carne processada consumida como hambúrguer por milhões de americanos. Não é só a falta de uniformidade dos problemas que atrapalha, mas a tendência a fazer um filme que tome conta de todas as calamidades do mundo em só duas horas. Como no desastroso "Crash - No Limite", o volume de personagens em crise e de situações excessivas condena as boas intenções ao limite da superficialidade. O resultado é um filme tão ou mais indigesto do que o alimento que denuncia. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

Suspense
Número 23
JOEL SCHUMACHER
Distribuidora:
PlayArte; Quanto: só para locação
Avaliação: ruim
Walter Sparrow (Jim Carrey), um homem entediado com o trabalho, ganha de sua mulher um livro de mistério. À medida que lê o romance, passa a acreditar que ele conta a história de sua vida e que o assassinato cometido pelo personagem central faz parte de seu próprio destino. Não existe nada mais estranho do que um filme de suspense que não consegue construir uma atmosfera -caso desse 23º longa-metragem de Joel Schumacher. Os problemas começam na construção do personagem de Carrey -tão enfaticamente comum que parece irreal-, prosseguem no confuso desenrolar da trama e culminam no forçado desfecho redentor, que soa ridículo. (PB)


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