São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

Anos 00 e 10


O produtor Timbaland e a cantora M.I.A. foram os artistas mais influentes do pop nos últimos dez anos


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

QUAIS FORAM os nomes mais comentados, perseguidos, ouvidos, enfim, populares dos anos 00? Vou fugir dessa pergunta, porque para mim está bem mais claro quais foram os mais influentes nomes do pop nos anos 00.
Hoje Timbaland virou alvo fácil. Fez um disco solo apelativo, virou uma espécie de linha de montagem de produção de artistas. Mas os timbres e melodias que criou principalmente na primeira metade da década, para artistas como Justin Timberlake, Nelly Furtado e Missy Elliott, ainda são copiados e emulados por gente tão distinta como Lady Gaga, Madonna, The XX etc.
Muitas bandas não conseguem capturar em disco a potência das apresentações ao vivo. Com M.I.A. acontece o contrário: seus shows caóticos, cheios de falação, arrastados, não contêm nem 10% da criatividade e ousadia que essa anglo-cingalesa imprime em seus discos.
Com dois álbuns, "Arular" e, principalmente, "Kala", M.I.A. mostrou que é possível criar "world music" contemporânea sem regionalismos, condescendência e clichês. Se funk carioca, kuduro, bhangra e cumbia são encontrados tranquilamente por aí, parte da culpa é de M.I.A.

 

O grande disco dos 00 foi "Sound of Silver", do LCD Soundsystem. Como inovar sem precisar ser original.

 

O ano de 2009 foi excelente para discos. Yeah Yeah Yeahs, Animal Collective, Franz Ferdinand, a lista segue. Este 2010 promete. Teremos novos de LCD Soundsystem, Strokes, White Stripes (será?), Ewan Pearson, Superpitcher, Racionais.

 

Congestionamentos de março. Há uns três meses, William Crunfli, da produtora Mondo, dava a dica. Que se confirmou. O mês terá shows de Franz, Gossip, Coldplay, Guns. E o Green Day está em negociação.

 

Confesso que não tenho tido muita paciência para guitarras. Mas não dá para ficar impassível ao vídeo de "I Felt Stupid", do Drums, mais uma banda saída do Brooklyn.
Não sei, mas "I Felt Stupid" é a minha "música do verão" da hora. Tão empolgante e vibrante quanto a viciante "Lust for Life", do Girls. Nem são tão novos assim. Em agosto, eu os conheci por meio da "Nylon". O "Guardian", pouco depois, incluiu o quarteto na seção "New Band of the Day". Já a BBC colocou os caras na já tradicional seleção anual "dez artistas para prestar atenção". Sim, preste atenção no Drums, que, além de "I Felt Stupid", tem a ótima "Let's Go Surfing", que há algum tempo circula na net. Mas o tempo deles é 2010.
Tem vídeo deles no YouTube, dá para ouvir várias faixas no hypem.com e no www.myspace.com/thedrumsforever.

 

O "New York Times" avisa que em NY há uma "nova onda" de artistas que abrem suas casas para pequenas exposições. Tipo o que rola em São Paulo há uns oito anos?

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: "Big Brother 10" terá doutora em linguística, drag queen e policial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.