São Paulo, sexta, 6 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA
Juventude dá pistas para a nova moda

UFA! É fevereiro e a noite se mexe. E os clubbers também. E a partir desta semana o povo de moda está impossível. Deslumbrados e descolados, junto com quem está trabalhando mesmo, começam a mostrar a cara na rua. Esta semana foi no desfile da marca inglesa Pepe Jeans, segunda-feira, no Florestta, dentro da equação (quase) infalível de artistas + povo da noite + modelos bonitinhas + gente de rua. Como resultado, ao menos, vemos a cara de uma juventude que inspira a atitude da temporada e, cada vez mais, o comportamento da indústria de consumo no Brasil. É só prestar atenção e identificar as pistas.

Cláudia Guimarães
Arthur Barone, um clássico já, dos castings tipo streetwear


DEPOIS do sucesso das noites de Jorjão Espírito Santo e Ruth Slinger no Dolores Dolores e outras pistas, como convidados, o Glitter (r. Francisco Leitão, 492) se volta para o drum'n'bass com o DJ Bispo, do Torre do Dr. Zero. É o projeto Cool Bass, que tem ainda no staff o produtor Xerxes de Oliveira e a promoter Adriana Estrela. Todas os sábados, a partir de amanhã.

E os loucos pela Love Parade podem gostar de saber que a organização do evento pensa em mudar o evento de Berlim para Paris. Isso mesmo. Eles se queixam de que a prefeitura da cidade não tem dado pouco ou nenhum apoio e que Paris se mostra animada. A data provável por enquanto é 12 de setembro; já em Paris. Comunique seu agente de viagem.

QUEM também vem de fora para a temporada de moda é o norte-americano Charley, 19 anos, que ganhou o último prêmio VH-1 de melhor modelo do ano de 97 e desfila com exclusividade para a Ellus. Ele chega no dia do desfile e volta logo no dia seguinte, para continuar os desfiles masculinos de NY. Mas fino mesmo foi quando quebrou o aparelho de som da fábrica e eles tiveram que ir ouvir a trilha sonora do desfile no Jaguar de Nelson Alvarenga, proprietário da marca.

ENQUANTO isso, também, a X Fashion Market (Haddock Lobo, em frente ao Sommer) recebe toda a coleção Cavalera que foi apresentada no último desfile do Barrashopping. Corra, querida, corra.

TEM samba na house. Amanhã, no Rio, Fabinho Monteiro faz a X-Demente pré-Carnaval, última festa da Fundição Progresso, que parece que vai fechar para conclusão de suas obras. Marcelinho Tallandré vai tocar com percussionistas da escola de samba União da Ilha. E na quinta-feira é a vez da B.A.S.E e dos percussionistas da Vai Vai, com o DJ Tall Paul, um dos principais nomes da house inglesa do momento, residente das sextas na noite The Gallery.

É bom saber: essa mistura de elementos do samba na house é um dos mais populares caminhos deste gênero, respingando também no tecno. Olhando para trás, vemos House of Gypsies ("Samba"), projeto do Todd Terry, também dos tempos do Krawitz. Mas a percussão do samba mesmo veio com o Goodmen, "Give it Up". Foi Claudio Cocooluto quem detonou a coqueluche, com "Belo Horizonti" e daí os Basement Jaxx só expandiram o hype, que respinga também no tecno -veja a produção atual do DJ Mau Mau, que ano passado em Portugal já deixou o povo lôco com um véio disco de samba.
E sabe que tem gente que ouviu Jaydee só em 97? E sabe que o próprio Jaydee (Plastic Dreams, lembra?) vem ao Brasil? É para a Taça Soho, um dos maiores encontros de cabeleireiros de São Paulo, dia 2 de março em esquema Ginásio do Ibirapuera. E quem vem também é a dupla Jam & Spoon, que nos deu tantos bons momentos no Krawitz (momento nostalgia, né?) e agora até lançou outro CD.

UM dos precursores da música eletrônica no Brasil acaba de lançar mais um produto no mercado: José Roberto Mahr apresenta faixas do Orbital, Goldie e The Orb no CD "Cyber Trip".

E amanhã (já!) tem Grito de Carnaval do Bas-Fond, ali (você já sabe) na r. Lisboa, 509. O grande hype é o camarote de Léia Bastos, que escolhe quem pode entrar, na policy mais poderosa de SP.

TAMBÉM no Glitter, os amigos do Mix Brasil e puxa-sacos em geral podem cumprimentar o aniversariante André Fischer, na terça, noite de Marcão Morcerf.

JÁ viu o comercial tecno-clubber do guaraná Antarctica, que o povo chega na festa e tal? Lembra vagamente o clipe do Smashing Pumpinks, mas é de fato uma das tentativas mais próximas de (finalmente) retratar uma juventude que não é aquela que só fica na praia. Obrigada.

E um dos restaurantes mais simpáticos de Buenos Aires, o Filó, que é tipo o Spot de lá, vai abrir uma filial em São Paulo. Ali onde era o Piola, que, ao contrário, sempre foi uó.

JÁ viu o tal de Tattoo? É um drink que mancha a língua, que chega ao Brasil a partir desta semana. Lembra quando, antigamente, no Hell's, o povo comia aquelas balas para ficar com a boca azul?

Cláudia Guimarães
Adriana Recchi em seu novo look, sem dreads, mas sempre fofa



HOJE e amanhã os órfãos da noite Cio podem se encontrar no show de lançamento do clipe de Laura Finnochiaro, "Dinheiro", que tem Zé Celso e já está na MTV. No KVA (Cardeal Arcoverde, 2.958).

O figurino de Carlos Moreno e Fabio Namatame para Cassio Scapin em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" vale um desfile.

TRABALHOS de moda de Nan Goldin e os ensaios de Sebastião Salgado para a "Rolling Stone" e os nus (estão na moda) de Albert Watson (Dennis Rodman entr eles) são as atrações da mostra The ARts Directors NY Club in Panamericana, que a Escola Panamericana de Arte vai trazer em março. Acompanhe por aqui; vale a pena.

E chega! E até terça. Já escolheu o modelo? E o picu? E o calor? Ai...



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.