São Paulo, sexta, 6 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nutricionista avalia verão de restaurantes

CRISTIANA COUTO
especial para a Folha

O cardápio exclusivo de frutos do mar do restaurante Al Mare, que será inaugurado esta noite, foi considerado quase ideal pela nutricionista Maria Lúcia Gouveia para driblar o verão paulistano mais quente dos últimos 42 anos.
A convite da Folha, Gouveia, da Kilocal Dietéticos, e Anita Sachs, professora de nutrição da Universidade Federal de São Paulo, avaliaram cardápios de verão que fervem nos restaurantes da cidade.
"Frutos do mar são pouco calóricos e ricos em cálcio e proteínas", explica Gouveia, que indica 80% do cardápio do Al Mare, do chef e sócio Allan Villa Espejo (na foto maior, à dir.), como saudável para o verão. "Salvo os pratos com molhos à base de manteiga ou gratinados", ressalta.
Dom Curro e Bistrô foram eleitos por ela como os que oferecem o cardápio de verão mais equilibrado (ver quadro ao lado), balanceando carboidratos, proteínas, vegetais e minerais. "Nos dois restaurantes, os pratos principais privilegiam sempre os grelhados, as saladas têm temperos leves e as sobremesas de frutas são a melhor opção no verão", explica.
Entre os mais leves, Anita destaca o cardápio do Scarlet e as sopas geladas à base de iogurte do Compagnia Marinara.
O macarrão "ao gelo" do Kayomix foi considerado o prato mais original. "É refrescante, equilibrado e não calórico", avalia Gouveia, que elogiou também a sobremesa da Casa Europa.
Já algumas ofertas do Antiquarius e do La Cuisine du Soleil, segundo Anita Sachs, apresentam deslizes "gordos", como a farófia -sobremesa portuguesa, tipo ovos nevados- e o flã de milho verde com sorvete de açaí, ou a salada com batatas crocantes do La Cuisine, que "abusa de gorduras e proteínas".
Sem gordura
Com o calor, restringir alimentos é palavra de ordem para uma dieta saudável e sem riscos.
A primeira sugestão das nutricionistas é evitar frituras e produtos oleosos, como maionese, bacon, chocolates e frios, molhos brancos ou com quatro queijos. "No verão, a digestão é mais demorada e o metabolismo, mais baixo", explica Maria Lúcia.
Sal também deve ser controlado, pois retém o líquido e a pressão pode subir. Fuja também dos gratinados. Grelhados, frutas e massas leves são ideais. E muitas, muitas folhas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.