São Paulo, sexta, 6 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Cantor e compositor maranhense, que faz show em SP, ganhou destaque na primeira página do jornal britânico
Para 'Guardian', Baleiro é 'revolucionário'

IRINEU MACHADO
de Londres

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro ganhou a primeira página de ontem do jornal britânico "The Guardian" e foi citado como um "revolucionário" da música brasileira.
O jornal destacou o sucesso de crítica do CD de estréia de Baleiro, cujo título se inspira no ator e escritor britânico Stephen Fry ("Por Onde Andará Stephen Fry?"). O cantor e compositor faz show hoje, ao lado de Lô Borges, no Memorial da América Latina.
Sob o título "Há um grande número de fãs de Stephen Fry no Brasil", o "Guardian" diz que Fry acrescentou ao seu talento de ator, romancista, comediante e pensador o fato de ser o tema do estopim da última "revolução musical latino-americana", num disco que mistura ritmos caribenhos do norte com a mais urbana MPB do sul do Brasil.
Essa "revolução" vista pelo jornal seria a previsão de críticos brasileiros sobre a importância internacional que o CD terá dentro de algum tempo. Alguns críticos dizem que o CD terá a mesma importância que a bossa nova teve nos anos 60.
O jornal cita o prêmio de "revelação do ano" dado ao músico pelo "Jornal do Brasil" e uma reportagem da Folha em que Baleiro e Fry entrevistaram um ao outro.
Na entrevista da Folha, Fry, depois de ter recebido o CD, disse que ouvir Baleiro causava uma "sensação extraordinária".
Segundo o "Guardian", Zeca Baleiro espera fazer uma turnê pela Europa neste ano, mas seu disco ainda não foi lançado no Reino Unido.
A faixa-título do CD foi inspirada em um fato inusitado na carreira de Fry. Em 1995, depois de críticas negativas sobre sua atuação na peça "Cell Mates", encenada em Londres, o ator abandonou temporariamente os palcos e "desapareceu".

Show: Lô Borges e Zeca Baleiro Quando: hoje, às 21h Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 3823-9611) Quanto: R$ 20


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.