São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Caixa Doi$"

Chanchada sobre capital escorrega em crítica contra elite brasileira

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Quando a confusão já se instalou em "Caixa Doi$", a professora interpretada por Zezé Polessa ironiza a suposta inocência do banqueiro Luiz Fernando (Fúlvio Stefanini) em uma história que envolve seu banco. Diz que está diante de mais um presidente "que não sabia de nada".
Os ecos tardios dos escândalos políticos de 2005 talvez sugiram que seja aberta a caixa-preta dos usos e costumes da elite brasileira na virada do milênio, com a contundência que ainda se espera de um filme brasileiro sobre o tema.
Não é, contudo, o que se vê. O protagonista da história é um cheque de R$ 50 milhões, resultado de falcatrua celebrada em Brasília na seqüência de abertura, mas sobre a qual não se falará mais nada. Os apuros giram em torno de fantasias bancárias sobre os caminhos que um cheque manchado de ovo pode percorrer.
É uma situação de chanchada, que Stefanini traduz melhor do que ninguém. Seu banqueiro responde pelas estocadas mais fortes de humor. Haveria aí uma trilha a explorar de maneira mais intensa, com a ajuda de Polessa e de Daniel Dantas.
Mas, no caminho da chanchada, há alguns pedregulhos. Em um filme sobre capital, ato falho: desconsolado, o personagem de Cássio Gabus Mendes, capacho do banqueiro, se pergunta se haveria emprego para ele na empresa "x" -que vem a ser uma das patrocinadoras de "Caixa Doi$", via mecanismos de incentivo por meio de renúncia fiscal. Merchandising ingênuo a denunciar que desse mato jamais sairá um filme brasileiro voltado, para valer, contra a elite.


CAIXA DOI$
Produção:
Brasil, 2007
Direção: Bruno Barreto
Com: Fúlvio Stefanini, Zezé Polessa, Daniel Dantas
Quando: a partir de hoje no Market Place Cinemark, Frei Caneca Unibanco Arteplex, Iguatemi Cinemark e circuito
Avaliação: regular


Texto Anterior: Cinema/estréia: Longa "Caixa Doi$" é "comédia moral" sobre o país
Próximo Texto: Oscar Niemeyer inaugura seu sexto projeto em Niterói
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.