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"Chico Xavier" é recorde brasileiro
Filme de Daniel Filho foi visto por mais de 590 mil pessoas no fim de semana de estreia, superando "Se Eu Fosse Você 2"
Cinebiografia, que chegou ao circuito no dia em que o espírita mineiro completaria cem anos, já arrecadou R$ 6,2 milhões
Ique Esteves/Divulgação
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Ângelo Antônio (de óculos, à
dir.) interpreta o médium em cena de "Chico Xavier"
GUSTAVO FIORATTI
DA REPORTAGEM LOCAL
O filme "Chico Xavier", dirigido por Daniel Filho, bateu recorde de público nos três primeiros dias de exibição, se considerada a produção dos últimos 15 anos, desde a retomada
do cinema nacional, em 1995.
Segundo a distribuidora
Downtown, o filme foi visto no
fim de semana (sexta, sábado e
domingo) por mais de 590 mil
pessoas em todo o país, superando o lançamento em 2009
de outro longa também dirigido por Daniel Filho, "Se eu Fosse Você 2", visto por 560 mil espectadores (veja números no
quadro acima).
Cinebiografia do espírita mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002), "Chico Xavier" arrecadou R$ 6,2 milhões
nessa largada no circuito nacional, segundo a distribuidora. A
maior bilheteria foi recolhida
na região Sudeste (63% do total), o que representa cerca de
350 mil ingressos; em segundo
lugar vem Nordeste (com 13%),
seguido por Sul (12,5%), Centro-Oeste (9%) e Norte (2,5%).
Segundo Bruno Wainer, diretor geral da Downtown, o sucesso do filme resulta principalmente de um lançamento
estratégico na data em que o espírita Chico Xavier completaria cem anos. "Havia milhares
de pessoas ligadas nessa data, o
que gerou expectativa", diz.
"Mas também acertamos ao escolher um diretor predestinado. Como diria o Zagallo, vão
ter que engolir o Daniel Filho",
completou.
A produção de "Chico Xavier" custou R$ 12 milhões e estreou em 377 salas de cinema
de todo o país. Foram investidos mais R$ 5 milhões no lançamento do filme, com publicidade, cópias e promoções. "É
uma obra que interessa ao
grande público e que agrada a
pessoas de perfis diferentes, de
todas as classes", analisa Wainer, destacando que houve sessões lotadas tanto em cinemas
de periferia da capital paulista
como em shoppings de bairros
mais ricos, como Iguatemi e
Higienópolis.
Cenário aquecido
A contagem dos três primeiros dias é importante, segundo
Paulo Sérgio Almeida, diretor
do portal Filme B, porque "reflete a expectativa que o público tem de um filme". "O lançamento conta qual foi o estímulo
à publicidade e também se o assunto é interessante", diz.
Segundo Almeida, no Brasil,
esse resultado pode representar de um sexto a um décimo do
total de qualquer bilheteria.
"Nos EUA, o primeiro fim de
semana é igual a um terço de
toda a temporada", compara.
Para ele, o sucesso de "Chico
Xavier" também representa
um cenário industrial aquecido. Em 2009, a arrecadação de
bilheteria em todo o país chegou a R$ 930 milhões. "Este
ano vai ser fácil bater a marca
do bilhão", aposta, considerando outras possibilidades de sucesso, como "Tropa de Elite 2".
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