São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Aviso aos Navegantes" e "Garota Enxuta"

Chanchadas mostram modernidade torta

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

É prazeroso e instrutivo rever de tempos em tempos as chanchadas, ou comédias musicais brasileiras. Dois novos lançamentos mostram que essa revisão pode trazer surpresas.
"Aviso aos Navegantes" (1950) é tida como um clássico do gênero. Produzida na Atlântida, o estúdio das chanchadas por excelência, dirigida pelo especialista Watson Macedo e estrelada por Oscarito e Grande Otelo, essa comédia ambientada num transatlântico de luxo em trânsito entre Buenos Aires e o Rio envelheceu.
A trama é aloprada como convém: Frederico (Oscarito), cantor e dançarino atrapalhado, viaja como clandestino no navio e, para não ser descoberto, vira ajudante de Azulão (Grande Otelo) na cozinha. Os dois descobrem que há um perigoso espião a bordo, disfarçado de mágico (José Lewgoy), e ajudam o imediato (Anselmo Duarte) a prendê-lo.
As confusões entremeiam números musicais célebres, como "Tomara que Chova", na voz de Emilinha, e "Toureiro de Cascadura", por Oscarito. Passado mais de meio século, porém, é difícil digerir a dramaturgia obsoleta, as velhas gags, a figuração canhestra. Vale sobretudo como peça de museu.
O interesse histórico é também o que sustenta "Garota Enxuta" (1959), de J. B. Tanko. Realizada no ocaso do gênero por um diretor menor, essa chanchada, no entanto, parece ter melhorado com o tempo.
Um canal prepara um musical para homenagear Juscelino Kubitschek e a indústria automobilística. Um contínuo da emissora (Ankito), com o auxílio de um artista (Grande Otelo), ajuda a filha do industrial que patrocina o programa a estrelar um número.
A chanchada, assim, saudava dois signos da nossa modernidade torta e tardia: a TV e o automóvel. Moreira da Silva e Orlando Silva se exibem, além de um jovem Agnaldo Rayol. A diversão é garantida.


AVISO AOS NAVEGANTES
Lançamento:
Europa
Quanto: R$ 29,90
Avaliação: bom

GAROTA ENXUTA
Lançamento:
Europa
Quanto: R$ 29,90
Avaliação: bom


Texto Anterior: DVDs- Crítica/"Contos das Quatro Estações": Rohmer cria obras-primas ao inverter expectativas comuns
Próximo Texto: Nas lojas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.