São Paulo, quarta-feira, 06 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Tate Modern inaugura hoje grande mostra sobre Oiticica

Leon Neal/France Presse
César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio, na mostra em Londres


DA REPORTAGEM LOCAL

O artista Hélio Oiticica (1937-1980) adquire um status internacional mais forte hoje com a abertura de uma exposição individual na Tate Modern, em Londres.
Expoente do movimento neoconcreto e criador de obras-chave como os "Parangolés", Oiticica tem sua pesquisa formal esmiuçada na mostra "The Body of Color", que já havia sido exibida no Museu de Belas Artes de Houston -a próxima exposição anunciada lá é sobre Cildo Meireles, ainda sem data.
Além "The Body...", que conta com 150 trabalhos e lança o livro-catálogo "Tropicália", o museu apresenta "Oiticica in London", sobre a produção do artista em mostra histórica na cidade, em 69, na galeria Whitechapel.
Londres tem outros eventos em volta do artista. Está em cartaz na galeria Allison Jacques a instalação "CC1 Trashscapes", da série "Cosmococa", feita em cima de fotografias de Luis Buñuel.
A Tate ainda promove seminários, como o do último sábado, com a presença dos críticos Dawn Ades, Lisette Lagnado, Paulo Venancio Filho e Luciano Figueiredo.


Texto Anterior: Europa domina grade do Festival de Londrina
Próximo Texto: Cinema: Cinesesc exibe "A Morta-Viva", de Tourneur
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.