São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Americano Christian Marclay ganha Leão de Ouro em Veneza

Prêmio máximo concedido a pavilhão alemão foi aplaudido

SILAS MARTÍ
EM VENEZA

Uma obra de 24 horas está no auge de seus 15 minutos de fama. Christian Marclay, artista norte-americano que venceu o Leão de Ouro entregue no sábado, na Bienal de Veneza, agradeceu com a brincadeira o maior prêmio das artes visuais no mundo.
Sua obra é uma compilação de cenas de filmes que têm em comum um relógio marcando um mesmo horário. Juntos, os fragmentos duram 24 horas, como se estivesse congelado o tempo.
Mas é o contrário o que acontece agora no circuito global, ainda mais nesta edição da Bienal de Veneza, que opõe um artista de cinco séculos atrás como Tintoretto a um vasto número de autores emergentes e o consagrado Marclay, nascido em 1955.
Venceu o Leão de Prata, aliás, prêmio destinado a artistas com menos de 35 anos, o britânico Haroon Mirza. Considerado uma aposta da curadora suíça Bice Curiger, à frente da Bienal, também conquistou um júri presidido pelo egípcio Hassan Khan.
Sua obra gira em torno de projeções e componentes mecânicos. Uma delas é uma sala escura no Arsenale que tinha instalado no teto um aro luminoso. Espectadores aguardam para entrar, ouvem um zunido elétrico e depois presenciam o apagar repentino da luz, que deixa seu contorno gravado na retina.
Dos 89 pavilhões nacionais, o alemão levou o prêmio máximo. Espécie de homenagem póstuma ao artista Christoph Schlingensief, morto em 2010 enquanto trabalhava para a mostra, a representação da Alemanha remontou o projeto em que seus polêmicos filmes estão dispostos num altar. A premiação foi muito aplaudida.
Causou furor na plateia da cerimônia a subida ao palco do austríaco Franz West e da americana Sturtevant, ambos premiados com o Leão de Ouro pelo conjunto da obra.


Texto Anterior: Atraso na obra do Museu do Amanhã revive trauma
Próximo Texto: Literatura: Venda de ingressos para a 9ª edição da Flip começa hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.