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VERÃO 2002
BALANÇO
Finda a temporada da São Paulo Fashion Week, listras, flores, marinheiros e surfistas são tendência para coleções
Moda brasileira começa a se definir
ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA
JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Depois de 30 desfiles da São
Paulo Fashion Week, mais os 19
da Casa de Criadores, termina a
temporada oficial de lançamentos
para a primavera-verão 2001/2002
em São Paulo. O balanço final celebra como melhores desfiles os
masculinos de Alexandre Herchcovitch e o da Ellus, o de Reinaldo
Lourenço, Ronaldo Fraga, Sommer, Cavalera e Blue Man, os que
conjugaram esforços estilísticos,
montagens originais, stylings diferenciados e imagens de passarela inesquecíveis.
A 11ª edição da São Paulo Fashion Week marca o que seria o
início da personalidade brasileira
na moda: o uso da manufatura e
do artesanato combinado com artifícios de alta tecnologia (materiais e técnicas); a maneira bem-resolvida e sensual de lidar com o
corpo e o modo misturado, caótico, pós-moderno de enxergar a
moda e o mundo.
Alguns dos melhores desfiles do
evento conseguiram isso. Ronaldo Fraga fez nessa estação um
desfile antológico, instalando o
que seria um folk brasileiro, com
pesquisa no universo cultural e
fashion nacional (no caso, a vida
da estilista Zuzu Angel), na apresentação que arrancou lágrimas
de muita gente na platéia e nos
bastidores. Um marco.
Com Reinaldo Lourenço, um
trabalho autoral que funde étnico
e futurista, em exercícios formais
que usam o artesanato para looks
modernos e atemporais. Na Blue
Man, o melhor do beachwear
"made in Brazil", formas inspiradas nos anos 70 e o único a trazer
a atitude da praia para a passarela.
Dois estilistas tiveram a iniciativa de se renovar, Walter Rodrigues e Lino Villaventura, saindo
do lado vencedor das roupas de
festa para começar a jogar no das
peças intercambiáveis. No seu feminino, também Herchcovitch
merece destaque por exercitar-se
ao máximo com as técnicas da
costura, colocando pequenas correntes que funcionam como pesos nas roupas, numa iniciativa de
criação e estilo.
No jeans, outro gol certo da moda brasileira, a tecnologia avança
a passos largos, principalmente
nas grandes marcas do gênero: a
M.Officer trabalha o reciclado; a
Zoomp evolui nas listras, nas formas e nas misturas com a lingerie;
a Forum acerta no approach 70, e
a Iódice, no duplo cós.
Terminados os desfiles, saem as
chamadas tendências -o que vai
ser moda, afinal, no verão 2002?
Vai ter bastante branco e off-white, mas o preto está em alta. Vamos ver muitas e multicoloridas
estampas. Listras e flores de todas
as formas, além das simpáticas
bolinhas. Marinheiros e surfistas
aparecem de todos os modos possíveis e são as imagens mais consistentes do masculino.
No feminino, a saia (pelo joelho,
em A, míni, com pregas, longa) é a
forma, junto com a pantalona. O
amarelo pontua tudo, seguido do
vermelho. No masculino, o hype é
o azul. A cintura é marcada por
cintões e corselets e aparece mais
elevada. Tules, fitas, franzidos e
frufrus serão bem-vindos.
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