São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA

Crítica

Com Aguzzo, ex-gerente do Parigi leva sofisticação a Pinheiros

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

Grandes restaurantes muitas vezes legam à cidade, além de sua própria obra, também a obra dos seus discípulos. No caso do Fasano, já é conhecido o Piselli, do ex-maître Juscelino, do Gero (que pertence ao grupo). Agora, numa linha parecida, abre o Aguzzo, que tem no comando o ex-gerente do Parigi (também do Fasano) Osmânio Luiz Resende.
Mostrando no porte discreto e elegante sua formação, o paranaense Rezende, 44, foi maître no Le Coq Hardy na década de 80, depois do Fasano em 1991, passando daí a gerenciar o Gero e depois o Parigi. O Aguzzo abriu, em abril, uma casa de esquina em paragens tranqüilas de Pinheiros, um sopro de sofisticação numa região marcada pela informalidade da Vila Madalena, da qual se avizinha.
O Aguzzo é pequeno e charmoso, com 60 lugares (recomenda-se fazer reserva) e paredes de vidro revelando o entorno tranqüilo. A cozinha segue os trilhos do Gero e Parigi (o costado italiano deste), com preços um pouco menores. São pratos tradicionais em que se busca um acabamento leve, preparados pelo chef Alessandro de Oliveira, 33, antigo subchef do Parigi, e marcados mais pelos acertos que pelos erros.
É bem delicada e aromática a fregula (massa minúscula, típica da Sardenha) com molho de berinjela e camarões; nos peixes, o badejo poderia ser mais úmido, mas é acompanhado por um belo molho de tomates, alcaparras e filetinhos de anchova. Já o ossobuco de vitelo poderia ficar mais tempo na panela (assim como o duro risoto servido à parte): mais macio, não atrapalharia seu molho marcante, intenso, realçado pelo tomilho e pelas raspas de limão. Aplausos à sobremesa delicada e saborosa, uma fina tortinha de maçã verde com sorvete de creme.
Os vinhos, bem acondicionados em adega, são escolhidos numa boa faixa de preço -embora haja garrafas com até 100% de acréscimo, há boa variedade com preços ainda nos dois dígitos.
@ - josimar basilico.com.br


Texto Anterior: Música 2: Batucajé lança CD no Sesc Pompéia
Próximo Texto: Bom e barato: Cachoeira Tropical "explora" legumes e cereais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.