São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artes plásticas

Beatriz Milhazes explica suas criações

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma introdução básica ao universo plástico de Beatriz Milhazes é o que pretende o programa da série "O Mundo da Arte" dedicado à artista carioca. Além de seu evidente prestígio no meio artístico nacional, Milhazes é reconhecida por críticos estrangeiros. O MoMA e o Guggenheim, por exemplo, possuem obras dela em seus acervos.
A série exibe vários comentários elogiosos de críticos de arte e curadores. "Sensibilidade hiperbólica", frisa Stella Teixeira de Barros. "O baú brasileiro de Milhazes é uma Aquarela do Brasil, um Jardim das Delícias (...)", diz Paulo Herkenhoff. As declarações (meras legendas na tela) fragilizam e tornam tímida uma abordagem que ganharia força caso fossem entrevistados tais críticos. Assim, o foco de interesse do documentário recai sobre as palavras da própria artista, que explica o seu processo de criação. Sabemos como ela utiliza as folhas plásticas em uma espécie de decalque, como trabalha os variados motivos que usa, a influência do design, da arte popular e das artes decorativas em sua trajetória, a infinidade de arranjos de grande plasticidade que obtém. É uma boa panorâmica, mas ainda tímida para dar conta da sedutora obra de Milhazes.


MULHERES NAS ARTES PLÁSTICAS - A PROFUSÃO DE CORES DE BEATRIZ MILHAZES
Quando: amanhã, às 20h30 Onde: SescTV



Texto Anterior: Comida: Temporada de caça
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.