São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

Palhaço alia riso e risco para criticar o poder e seus métodos de "paz" no Folias

DA REPORTAGEM LOCAL

Zabobrim é o nome sonoro e lúdico pelo qual Esio Magalhães trata o palhaço que traz à luz há 11 anos.
O ator do grupo campineiro Barracão Teatro coloca-o à frente de uma operação de guerra em "WWW para Freedom", que alude à invasão do Iraque pelos EUA e quer tocar em questão cara (e séria) à humanidade: até que ponto os fins justificam os meios quando o alvo é a liberdade?
"WWW para Freedom" inicia temporada amanhã no Galpão do Folias, em Santa Cecília, mesmo espaço em que Magalhães, que também dirige, e a co-autora, Tiche Vianna, fizeram três apresentações e conversaram sobre a criação do espetáculo no ciclo "Estéticas: Formas e Conteúdos", em abril.
O título da peça vem de um código de operação militar. O soldado Zabobrim, por assim dizer, é enviado para libertar um povo de um terrível ditador. No front, quando instado a bombardear o "inimigo", ele se pergunta para que serve tudo aquilo, guerra pró-paz. Decide subverter a operação em nome de outra liberdade, a que carrega no peito.
O Barracão Teatro nasceu em Campinas em 1998 como espaço de investigação. A última temporada do grupo em São Paulo foi em 2001, quando se apresentaram com "Ninguém", no Centro Cultural São Paulo.


WWW PARA FREEDOM
Quando: sex. e sáb., às 23h59; até 29/7
Onde: Galpão do Folias (r. Ana Cintra, 213, Santa Cecília, tel. 0/xx/ 11/3361-2223)
Quanto: R$ 5 a R$ 20


Texto Anterior: Francês encena "vida" de um boneco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.