São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/bossa nova
Baden Powell ganha duas boas e distintas homenagens

Violonista faria 70 anos em agosto; discos contam com participação de seus filhos

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Dois cantores de famílias tradicionais da música brasileira reverenciam em CDs o maior violonista popular do país, Baden Powell, que completaria 70 anos em agosto. Em comum entre os dois trabalhos, a participação da linhagem do próprio Baden: o violonista Marcel Powell e o pianista Philippe Baden Powell, seus filhos.
Não existe muito mais coisa em comum entre os discos de Marcelo Vianna, 38, neto de Pixinguinha, e Marianna Leporace, 40, irmã da cantora Gracinha Leporace -radicada nos EUA com o marido, Sergio Mendes. Há a curiosidade de começarem com a mesma música, "Cai Dentro", há a aproximação também na triste "Refém da Solidão", mas os projetos têm espíritos diferentes.
O CD de Leporace foi gravado para o Japão, onde ela o lançou no ano passado. Além da participação de músicos japoneses, o destino do trabalho o influenciou de outras formas. O repertório é formado em sua maioria por músicas famosas, identificáveis do outro lado do mundo, sendo que dez das 14 faixas têm letras de Vinicius. Já o disco de Vianna contempla só a parceria Baden-Paulo César Pinheiro, reunindo várias canções desconhecidas.
A cantora se cerca de mais instrumentos, usando muita percussão, algum sopro, e se apoiando também em vocais femininos. O formato costurado parece ter mais o perfil samba-para-estrangeiro-ouvir. Mas é nítido -e bem-sucedido muitas vezes- o esforço para buscar caminhos sonoros novos em músicas tão gravadas como "Samba da Benção", "Berimbau" e "Consolação". Mesmo o medley de afro-sambas, com tudo para ser macumba-para-turista, funciona bem graças ao arranjo de Philippe e ao talento de Leporace.
A aposta de Vianna é na concisão. Todas as faixas são assentadas sobre piano e violão, apenas quatro das 11 têm percussão, e uma, "Pai", tem um ótimo contrabaixo. O cantor até dispensa o standard "Lapinha" para realizar um CD conceitual, sem ambições de atrair uma grande audiência, registrando canções de difícil execução como "Sermão". "Cai Dentro" e "Aviso aos Navegantes", gravadas por Elis Regina, são as mais conhecidas.
Embora funcione melhor nos graves do que nos agudos, Leporace é sem dúvida uma cantora com mais recursos do que Vianna. Ela se vale deles para prestar uma homenagem mais balançada, mais bossa nova, mais internacional. Já no CD "local" de Vianna, a idéia muitas vezes supera a realização. Cada um à sua maneira, no entanto, os dois discos atingem bons resultados.

MARIANNA LEPORACE CANTA BADEN POWELL


Gravadora: Mills
Quanto: R$ 21, em média
Avaliação: bom


CAI DENTRO

Artista: Marcelo Vianna
Gravadora: Lua
Quanto: R$ 19, em média
Avaliação: bom



Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Crítica/pop: Português faz trilhas para filmes imaginários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.