São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA

Especial debate legado de Albert Einstein

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O centenário dos três grandes feitos do físico alemão Albert Einstein (1879-1955), comemorado em 2005, é um gancho quase irresistível para falar dos avanços e do futuro da física. Mais um programa de televisão acaba de morder essa isca: é a próxima edição do "Tome Ciência", exibido pela STV às 15h30 (amanhã, à 0h).
O título do programa, "A Física Cem Anos Depois da Revolução de Einstein", é insuficiente para descrever a quantidade de debates que ele apresenta.
Contando com a participação de três físicos e um historiador da ciência, o especial, apresentado por André Motta Lima, desfila por diversos assuntos de interesse histórico e contemporâneo.
Os participantes da mesa-redonda são Henrique Lins de Barros, do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Jorge Sá Martins, da Universidade Federal Fluminense, Martin Makler, do CBPF, e Alfredo Tiomno Tolmasquim, diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins e autor do livro "Einstein, o Viajante da Relatividade na América do Sul".
Além de, claro, explicar o que foram duas das três grandes revoluções de Einstein em 1905 (a concepção, ainda incompleta, da relatividade, que mudou completamente as noções então vigentes de espaço e tempo como coisas absolutas e inflexíveis, e a explicação para o chamado efeito fotoelétrico, com a idéia de que a luz é composta por partículas, que foi uma das bases da mecânica quântica), o programa destaca a importância que teve a visita do físico alemão ao Brasil, em 1925.
E o debate não se fecha só em Einstein; também escapa do tema para falar do avanço da física de partículas e da importância, para isso, dos trabalhos do brasileiro Cesar Lattes, morto em 2005.
Embora a produção careça de sofisticação, os convidados têm coisas interessantes a dizer e ajudam o público a capturar ao menos de maneira esquemática o grande clima de mistério que envolve a física, sobretudo a cosmologia, atualmente.


Texto Anterior: Groisman pode ganhar quadros de "realidade"
Próximo Texto: Drauzio Varella: As cinco teorias de Darwin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.