São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolaridade define valores morais, segundo pesquisa

DA SUCURSAL DO RIO

A distância entre o Brasil moderno e o arcaico foi pesquisada pelo cientista político Alberto Almeida na Pesquisa Social Brasileira. Ao comparar respostas de brasileiros com nível superior de escolaridade com os demais, Almeida verificou que os mais escolarizados têm visões radicalmente opostas em relação a temas como a sexualidade, o papel do Estado e os valores éticos e morais.
Para 81% dos brasileiros que completaram somente até a quarta série do ensino fundamental, a masturbação feminina não é bem aceita. Essa porcentagem cai para 23% quando se trata de brasileiros com nível superior. Entre os menos escolarizados, 45% concordam com a idéia de que o governo censure programas de TV que façam críticas a ele. Entre os com nível superior, 8%.
Na opinião de Almeida, o Brasil caminha lentamente para uma sociedade mais moderna e a TV tem um papel nesta transformação, ainda que o principal fator de mudança seja o aumento da escolaridade.


Texto Anterior: [+] Saiba mais: Novela ajuda na secularização da sociedade
Próximo Texto: Justus alfineta ex-sócio e Galisteu em biografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.