São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha lança livros sobre comida

Com 20 volumes voltados à gastronomia de vários países, coleção chega às bancas no próximo domingo

No sistema "leve dois e pague um", Itália e Grécia dão início à promoção; livros poderão ser comprados avulsos ou em lotes

DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo domingo, dia 13, a Folha lança os dois primeiros volumes da coleção "Cozinha País a País".
Composta por 20 livros de capa dura, com 58 páginas cada um, a série enfoca a gastronomia de países como França, Tailândia, Marrocos, Japão, Índia, Egito, Turquia e Rússia, entre outros. O último volume é dedicado aos vinhos.
Com exceção do próximo domingo, quando serão lançados dois volumes juntos, no sistema "leve dois e pague um", a cada domingo um novo título chegará às bancas -os dois primeiros números fazem uma viagem gastronômica à Itália e à Grécia. Os livros poderão ser comprados avulsos, em lotes ou a coleção completa por assinantes ou não-assinantes.

História e receita
Com formato quadrado e todo ilustrado, os livros apresentam uma introdução à gastronomia de cada país, detalhando os ingredientes, as técnicas, as influências culturais recebidas e os principais pratos -no volume dedicado à Itália, por exemplo, aprende-se a fazer massas, risoto, cordeiro assado, entre outros, além de sobremesas, como tiramisu e cassata à siciliana.
Dividido em capítulos-base (entradas, peixes, carnes e sobremesas), o livro traz uma receita por página -alguns números têm capítulos específicos, caso da Rússia (sobre o caviar) e do Peru (dedicado à batata), por exemplo.
Cada preparo traz ingredientes, proporções usadas, modo de fazer e uma foto do prato, com uma pequena introdução que detalha informações e curiosidades sobre a receita. Um quadro colorido no canto da página reúne informações de ordem prática, como a dificuldade da receita, o valor calórico e o custo -econômico, médio ou elevado. Algumas receitas têm ainda notas de rodapé com observações sobre os ingredientes ou explicações sobre os termos usados.
No final de cada volume há ainda um mapa que indica quais são as regiões de cada país, um glossário e o índice.

Adaptações
A coleção foi publicada originalmente pelo "El País", o principal jornal da Espanha. A versão brasileira foi adaptada pela editora Moderna e passou por algumas alterações, com base em pesquisas com especialistas, para se tornar mais acessível ao leitor.
Uma das principais adaptações diz respeito a ingredientes que não são encontrados por aqui, por exemplo. "Se tem um condimento típico da Tailândia que você não acha aqui, então indicamos que seja substituído por outro. Se não, o leitor vai ler e ficar frustrado porque não conseguirá fazer", diz o chef e editor Alfredo Gonçalves, responsável pelas adaptações.
"Há pratos no Marrocos que são feitos com pombo. Aqui, não temos o hábito de consumi-lo. Então sugerimos que seja substituído por codorna. Cerca de 60% das receitas podem ser feitas com o que há em casa. A coleção é audaciosa pela abrangência, mas ao mesmo tempo simplifica os pratos."


Texto Anterior: Justus alfineta ex-sócio e Galisteu em biografia
Próximo Texto: Chef Pierre Troisgros fala e cozinha no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.