São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chef Pierre Troisgros fala e cozinha no Brasil

Ícone francês participa de mesa-redonda e jantares

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

Durante esta semana e a próxima, estará no Brasil um dos mais importantes chefs de cozinha do mundo: o francês Pierre Troisgros.
Ele é personagem de proa de vários momentos da cozinha de seu país (inclusive a ruidosa "nouvelle cuisine", que arejou o panorama gastronômico nos anos 70) em seu restaurante na cidade de Roanne (que antes tocava com seu irmão Jean, morto em 1983). Entre seus feitos, está o fato de dirigir o restaurante que há mais tempo ostenta a cotação máxima (três estrelas) no "Guia Michelin": 38 anos ininterruptamente.
Troisgros, que completa 78 anos no próximo mês, não tocará nas panelas em São Paulo: ele participa somente de uma mesa-redonda aberta ao público, no dia 10, no campus universitário de Santo Amaro do Senac, com cinco outros chefs e este jornalista.
Mas quem puder viajar poderá provar os pratos que ele prepara com o filho, Claude Troisgros, radicado no Rio Janeiro, em dois jantares no resort Ponta dos Ganchos, em Florianópolis, e outros três no restaurante carioca de Claude, o Olympe.
Figura histórica, hoje Troisgros tem na cozinha de seu restaurante o filho Michel. Mas não deixa de observar as mudanças no cenário gastronômico. "Tive, com meu irmão Jean, a sorte de evoluir num período muito criativo, em seguida ao pós-guerra mas também na posterior alta do poder aquisitivo do público. O interesse da clientela pela cozinha também foi estimulante. Daí veio o fenômeno da "nouvelle cuisine", que pregava a leveza dos pratos", disse Troisgros à Folha por e-mail.
Mas a alta (e cara) cozinha ainda tem fôlego? "Sim, sempre há lugar para a alta cozinha", diz ele, "desde que ela se descontraia, seja menos solene e surpreenda o cliente". E a concorrência de outras cozinhas, como a espanhola, não afetou a francesa? "A cozinha francesa não perdeu seu prestígio. Apenas a concorrência aumentou. É verdade que o dinamismo e a audácia dos cozinheiros espanhóis suscitam uma reflexão. Mas, se formos levantar os bons restaurantes no conjunto do nosso país, ainda há uma grande diferença", afirma o chef.


MESA-REDONDA COM PIERRE TROISGROS
Quando:
dia 10, das 15h às 17h
Onde: Centro Universitário Senac -campus Santo Amaro (av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, tel. 0/xx/11/ 5682-7300 ou www.sp.senac.br)
Quanto: grátis (é necessário fazer inscrição com antecedência)

JANTARES DO CHEF
Quando:
dias 11 e 12
Onde: Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Santa Catarina (inscrições e reservas pelo tel. 0/xx/48/3262-5000)
Quando: dias 14, 15 e 16
Onde: restaurante Olympe, no Rio de Janeiro (inscrições e reservas pelo tel. 0/xx/ 21/2539-4542)


Texto Anterior: Folha lança livros sobre comida
Próximo Texto: DVDs - Crítica/"Grey's Anatomy" Série dá uma injeção de humor nos dramas hospitalares da TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.