São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Especial celebra Jacob do Bandolim

DA REPORTAGEM LOCAL

Há um consenso na noção de que as rodas de choro podem ser divididas em antes de Jacob do Bandolim (1918-1969) e depois de Jacob do Bandolim.
Dono de uma notável sofisticação de sons, obcecado pelos detalhes técnicos, ele teve uma influência tão forte sobre o que se tocava nas décadas de 50 e 60 que causou um desequilíbrio na ordem natural do choro -depois de Jacob, as rodas chegavam a ter cinco bandolins para um único violão.
Foi após esse divisor de águas que solistas do instrumento como Déo Rian e Izaías Bueno de Almeida se destacaram no cenário nacional -com 17 anos, antes da fama, Rian freqüentava rodas na casa do mestre; Izaías, apresentado a Jacob ainda nos anos 50, formaria quase duas décadas depois o grupo com Seus Chorões.
Um e outro estão entre os convidados de "Jacob do Bandolim - 90 Anos", que o canal SescTV exibe amanhã, às 23h.
Gravado no Sesc Pinheiros, o show reúne ainda o expoente da nova geração Hamilton de Holanda, e mais Ronen Altman, Aleh Ferreira e Renato Anesi, todos acompanhados pelos Chorões de Izaías.
É Holanda, nascido sete anos após a morte do mestre, quem testemunha sua força após emocionada interpretação solo de "Vibrações": "Jacob criou uma maneira de tocar que você ouve e já sabe que veio dele".
(RAQUEL COZER)


JACOB DO BANDOLIM - 90 ANOS
Quando: amanhã, às 23h
Onde: SescTV
Classificação indicativa: livre



Texto Anterior: Reinventado, The Hives toca em SP
Próximo Texto: Crítica: Cineastas fazem contraponto com ambigüidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.