São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CCBB traduz universo de diretor que marcou Crumb e Tarantino

Mostra traz raridades e imagens do submundo de Russ Meyer

CRÍTICO DA FOLHA

Deusas peitudas em carros envenenados! Amazonas de couro negro em busca de sexo selvagem! Mulheres rebolando ao som do rock and roll e surrando machos na beira de estradas poeirentas! Este é o universo de Russ Meyer (1922-2004), rei do filme B e criador de uma iconografia própria do submundo.
O que Walt Disney foi para as crianças, Russ Meyer foi para os adolescentes na América dos anos 1960: uma catarse. O CCBB presta homenagem ao cineasta com retrospectivas em São Paulo e no Rio até 15 de agosto. São 18 filmes do homem que influenciou não só o cinema (Tarantino, Almodóvar), como os gibis (Robert Crumb), a moda (Jean Paul Gaultier) e a música (The Cramps).
A mostra traz seus filmes mais famosos, como "De Volta ao Vale das Bonecas" (1970) e "Supervixens" (1975), além de raridades como "O Imoral Sr. Teas" (1959) e "Mondo Topless" (1966).
O escritor norte-americano Jimmy McDonough, autor de uma incrível biografia de Meyer, "Big Bosoms and Square Jaws" (peitões e mandíbulas quadradas), percebe a influência do cineasta em toda a cultura pop atual: "Vejo Russ nos clipes de Lady Gaga e nos reality shows", diz.
"Os filmes dele têm um estilo visual chocante e atraente, chupado das HQs. Meyer foi o primeiro a explorar essa edição alucinada que está espalhada por toda parte hoje." (ANDRÉ BARCINSKI)


O MELHOR DE RUSS MEYER

QUANDO qua., qui. e sex., às 17h30 e 19h30; sáb. e dom., às 15h30, 17h30 e 19h30; até 15/8
ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3651)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 18 anos



JOSÉ SIMÃO
O colunista está em férias




Texto Anterior: Lollapalooza começa com shows de Gaga e Strokes
Próximo Texto: 8ª FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY
Autor israelense revê "promessas de um velho mundo"

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.