São Paulo, quinta, 6 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÂO
Globo vai aperfeiçoar sotaque carioca do elenco da próxima novela das 18h, o remake de "Pecado Capital"
Globo faz atores de SP estudarem "carioquês"

RUI DANTAS
enviado especial ao Rio

Os atores paulistas de "Pecado Capital" -mais de 50% do elenco, segundo a direção da telenovela- farão aulas de prosódia no Rio para adquirir sotaque carioca.
A prosódia é a parte da gramática que estuda a pronúncia das palavras. Como um dos núcleos da novela é ambientado no bairro carioca de Marechal Hermes (zona oeste do Rio), os paulistas terão que "aclimatar" seus sotaques.
O diretor de "Pecado Capital", Wolf Maya, afirmou que o objetivo das aulas é dar à parte do elenco "o charme, a malemolência, os erres, esses e a esperteza do carioca".
Maya afirmou que a escolha de paulistas para o elenco não se deveu a nenhuma regra. "Escolhemos paulistas porque São Paulo tem atores muito bons."
O diretor revelou ainda que pretende "glamourizar" o subúrbio do Rio, evitando a caracterizá-lo como um local "cheio de crimes, um caos urbano".
Além de dar "charme" à periferia carioca, Maya afirma que está se inspirando na obra do autor carioca Nelson Rodrigues para delinear alguns personagens da trama.
"O Nelson foi o escritor que melhor soube descrever o temperamento suburbano carioca. Encontramos muita similaridade entre o original da Janete Clair (autora que escreveu a primeira versão de "Pecado Capital") e o universo de Nelson Rodrigues", compara.
A composição de alguns tipos (personagens) como a "manicure", a "adolescente do subúrbio" ou uma empregada arrivista teriam inspiração rodrigueana.
Wolf Maya afirmou ainda que quer dar uma dimensão hiper-realista à direção da novela. Assim, "Pecado Capital" estaria próxima à produção de uma obra cinematográfica, segundo o diretor, por não se ater a cidades cenográficas.
"Tento me inspirar muito na forma como o Spike Lee mostra o Bronx, que é horrível, de uma forma poética."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.