São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Record abre grade para programas de afiliadas

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record deverá ser a primeira rede nacional a abrir sua programação para afiliadas. Em convenção no último final de semana, em Natal, a cúpula da emissora anunciou que pretende exibir em São Paulo (onde fica a "cabeça de rede") ou em todo o país programas produzidos por suas 64 afiliadas.
Isso inverteria o padrão nacional de rede de TV, em que as emissoras cabeças de rede produzem mais de 80% da programação exibida pelas afiliadas. As afiliadas deixariam de ser meras retransmissoras e passariam também a gerar para a sede.
A proposta foi bem aceita pelas afiliadas (das quais 18 são controladas pela Igreja Universal do Reino de Deus), mas ainda não há nenhum projeto de programa.
A Record estaria disposta a abrir para afiliadas -que produzem e exibem localmente apenas na faixa das 12h às 14h- as manhãs de domingo e até parte do horário nobre. Os programas teriam que ser de interesse nacional e ter "qualidade e formato" adequados ao padrão da matriz.
A medida visa reduzir a dependência da rede de recursos da Igreja Universal (via programas religiosos) e atrair grandes anunciantes regionais. O processo deve começar pela Record do Rio.

OUTRO CANAL

Tendência
A Bandeirantes não renovou contrato com Silvia Poppovic, vencido no último dia 31, porque não conseguiu arranjar nenhum patrocinador para o projeto de "talk show" dominical da jornalista. Em tempos de crise, a emissora optou por abrir mão de uma estrela a ter que bancar seu salário.

Uivo
A TV Gazeta negocia com a Fox a exibição de pelo menos duas séries em seu horário nobre. A emissora -que deve anunciar mudanças na programação em breve- quer reduzir o perfil popular de sua grade.

Erotismo
Em encontro na semana passada com a direção da Abert (associação de emissoras de TV e rádio), Mansour Moazami, embaixador do Irã, anunciou que uma comitiva de executivos de TV daquele país visitará redes brasileiras no final deste mês. Ele ofereceu duas horas diárias de um canal iraniano para programação brasileira. Mas é inconcebível imaginar as "calientes" novelas da Globo passando no Irã, um país islâmico.

Resistência
Apesar de bacaninha, o episódio que marcou a volta da série "Brava Gente", anteontem, perdeu no Ibope para o SBT, que exibia reprise do filme "Armagedon", por 20 pontos a 22.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Pátria Amada Bombril! Semana do Independence Day!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.