São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Adaptação é magnífica", diz o escritor

DA ENVIADA A VENEZA

O escritor Ismail Kadaré chegou ontem à noite a Veneza para acompanhar, hoje, a exibição oficial de "Abril Despedaçado". Kadaré decidiu deslocar-se até o festival após haver assistido ao filme, anteontem, em Paris.
"Estou encantado. O filme é magnífico", disse à Folha. O autor afirmou que transposições literárias para o cinema são "um segundo olhar", mas que, por isso mesmo, trazem sempre riscos à obra original. "Nesse processo, é perigoso que o original morra. Neste caso, meu livro não apenas saiu vivo, como belíssimo."
As cópias legendadas que o público verá hoje e amanhã foram concluídas na noite de terça, em Paris. Na madrugada de ontem (das 4h30 às 6h30), Salles as testou na sala onde a imprensa assistiu ao longa, à noite.
A mixagem foi feita em duas semanas e meia. A de "Central do Brasil", que venceu o Festival de Berlim em 98, levou cinco semanas.
O filme foi selecionado para depois que o diretor da mostra, Alberto Barbera, assistiu a uma projeção de seu primeiro copião, em 35 mm. Salles disse que aceitou a "corrida" porque o convite para participar de Veneza é muito "honroso" e queria testar seu trabalho com "menos tempo de decantação". (SILVANA ARANTES)



Texto Anterior: Autores relacionam Bálcãs com o sertão
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.