São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cardigans trazem "pop romântico" ao Brasil

Conhecidos pelo megahit "Lovefool", de seu terceiro álbum, suecos se apresentam em três cidades durante o Campari Rock Tour

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Seria injusto afirmar que eles são conhecidos por apenas uma música, mas será com apenas uma música que os suecos Cardigans devem proporcionar a grande catarse do Festival Campari Rock Tour, que acontece hoje em São Paulo, sexta-feira em Florianópolis e sábado em Belo Horizonte.
Além dos suecos, apresentam-se os ingleses Gang of Four, referência máxima do pós-punk dos anos 80. Bandas nacionais abrirão o festival.
A curiosa relação entre o megahit "Lovefool" e o Cardigans é simbolizada pela própria escalação do evento. Apesar de possuir mais fãs no Brasil, os suecos tocarão antes do Gang of Four -os ingleses não têm uma "Lovefool", mas ganham pelo conjunto da obra e importância histórica.
O Cardigans nunca renegou sua principal canção, que está incluída em seu terceiro álbum, "First Band on the Moon" (1997), mas assume que se incomodava com seu enorme sucesso e a obrigatoriedade de tocá-la em todos os shows.
"Costumávamos odiar essa música. Para muitas pessoas, nós só fizemos ela", afirma a vocalista da banda, Nina Persson. "Mas lançamos outros discos e hoje não nos importamos tanto." E sim, ela confirma que tocarão o hit.
Mesmo tendo sida massacrada por rádios e comerciais de TV, "Lovefool" mantém sua graça e, de certa forma, com sua melodia bem pop e letra romântica sem ser piegas, resume o próprio som do Cardigans.
"Não me interesso muito por rótulos. Então, acho que seria pop rock", diz Persson, sobre como definiria sua banda.
Além de "Lovefool", os suecos têm pelo menos uma outra canção popular no Brasil: "My Favorite Game". O último disco deles, "Super Extra Gravity", foi lançado no ano passado.
Aos 31 anos, Nina Persson tem um disco solo nas costas, "A Camp", e participou de "Monsieur Gainsbourg Revisited", tributo ao francês Serge Gainsbourg. "Não me vejo cantando sozinha. Dá para conciliar com a banda."
Responsável por fechar cada uma das noites do evento, o Gang of Four voltou ao circuito de shows e festivais com o revival do pós-punk ocorrido nos últimos três anos, promovido por gente como Rapture, Bloc Party, Futureheads etc.
O quarteto de Leeds tem pelo menos um disco essencial: "Entertainment!", de 1979.
Em São Paulo, o Campari Rock Tour será aberta pelos cearenses Montage.


Texto Anterior: Crítica: CD ecoa sons de Nelson Cavaquinho
Próximo Texto: Coelho retorna em onda marqueteira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.