São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Botequins de SP e Rio também bebem em livro

DA REPORTAGEM LOCAL

A Mercearia São Pedro pode ter feito o volume mais "literário" patrocinado por um bar, mas não foi pioneiro. Neste ano mesmo, na mesma São Paulo, outro estabelecimento "etílico" colocou suas histórias em outro livro esmerado.
Comemorando dez anos, o Bar Balcão, nos Jardins, lançou a coletânea "Balcão", que reúne não apenas curtos depoimentos (e pequenas ficções) de diversos de seus clientes das artes e letras, como um amplo repertório de ilustrações feitas especialmente para o projeto por artistas plásticos como José Resende, Arthur Lescher e Laura Vinci.
Lançado em julho, o volume traz textos de críticos como Rodrigo Naves, do também veterano habitué do Mercearia Mario Prata e o curioso "O Mistério da Parede", no qual o jornalista Fábio Altman elucida um velho mistério do local: um quadrão pendurado no bar é sim de um dos pais do pop, o americano Roy Lichtenstein (1923-1997).
A nota de "ressaca" é que, se "Uma Antologia Bêbada" pode ser comprado na Mercearia São Pedro (e futuramente em livrarias), "Balcão" só foi distribuído a clientes preferenciais: não está à venda nem nos balcões sinuosos do bar.
Esgotada também é uma antologia etílico-literária carioca, elaborada por freqüentadores do antológico bar Jobi, do Leblon. Lançado em 2002, sumiu mais rapidamente do que os chopes tirados no bar, de mais de 50 anos.
Outros bares cariocas, se não têm seus próprios livros, são amplamente citados na ficção nacional. João Antonio usa o Nova Capela em "Joãozinho da Babilônia". O Lamas aparece em "Um Crime Delicado", de Sérgio Sant'Anna. O romance "Corpo Presente", de João Paulo Cuenca, passeia pelo Meia Pataca, e Rubem Fonseca usa o Amarelinho em "A Grande Arte". (CEM)


Texto Anterior: O gênio da garrafa
Próximo Texto: Além de molhados, bar tem secos e livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.