São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

TVs não acompanham internet no Brasil

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A internet desenvolve, no Brasil deste início de século, trajetória semelhante à da TV. Mas poucos estão atentos a formatos que relacionem tais mídias.
Desenhos animados, games-cards como "Yu-Gi-Oh", estimulam a garotada a circular. Fora isso, poucas são as alternativas.
Números recentes sugerem não atentar para formatos que estimulem a interatividade, é correr o risco de ficar jurássico. Dados divulgados na semana passada pelo Ibope/NetRatings confirmam tendência que já vinha se desenhando. O Brasil se destaca no ranking internacional de uso da internet. O país é o oitavo mais conectado do mundo. Apesar de a base de usuários ainda ser relativamente pequena (12,2 milhões), em número de horas na internet os brasileiros já ocupam o segundo lugar no planeta, perdendo apenas para os japoneses.
No último ano o uso domiciliar da web cresceu 24,1%. O mercado está longe de se esgotar. Pouco se sabe sobre conteúdos que atenderiam aos milhões que podem vir a se conectar. Muito depende das maneiras como se fizer a integração entre a internet e a TV.
As emissoras em geral se mostram céticas quanto ao potencial da TV interativa, acomodadas que estão ao atual panorama em que não precisam investir em pesquisa de programação. Apesar de favorável a uma opção de TV digital que privilegia a melhoria da qualidade técnica da imagem em detrimento das possibilidades de conexão à internet, a Globo é a emissora mais sintonizada com as mudanças que se anunciam.
Editais públicos de pesquisa tecnológica e de conteúdo acenam com uma ênfase na articulação entre a televisão digital e a prestação de serviços públicos -como a marcação de consultas médicas- que pode promover a inclusão social.
Dependendo das opções que se tomem, a TV digital pode atender à demanda que se expressa via internet transformando o panorama das comunicações no país.


Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP


Texto Anterior: Música: Material de George Harrison é roubado
Próximo Texto: Marcelo Coelho: O PDP e o PFP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.