São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritchie vai dirigir novo Sherlock Holmes, com muita pancadaria

Anúncio da nova versão cinematográfica, com Downey Jr. e Law, foi feito em Londres

PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES

O próximo Sherlock Holmes a aparecer nas telas de cinema terá muito pouco a ver com a imagem consagrada do famoso detetive. Terá "dons de luta tão letais quanto seu lendário intelecto", conta o material promocional do filme, que deve estrear no ano que vem.
"Ele é um esquisitão, estudante de algum tipo de arte marcial nebuloso", diz Robert Downey Jr., que interpretará Holmes. "E também patriota, boêmio, um cara que não opera nos moldes da Scotland Yard", completa o ator.
Para fazer o inseparável Watson, o escalado foi Jude Law. O escudeiro do detetive será "um cirurgião do Exército, veterano de guerra, que tem uma relação de co-dependência com Holmes, mas com vida própria", nas palavras de Downey Jr.
O filme será dirigido por Guy Ritchie, que fez "Snatch", "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" e uma infinidade de títulos menos lembrados.
Vai haver bastante luta? "Provavelmente. Queremos fazer um filme de diversão, então deve ter mais cenas de luta", diz o diretor, que avisa que não será nada parecido com seus filmes anteriores, de estilo bastante similar. "Eu tenho alguns truques na minha manga."
A idéia é que o filme tenha muito menos a ver com as versões anteriores para o cinema -e foram muitas, com Sherlocks de Charlton Heston a Roger Moore- e mais com os livros do escritor escocês Arthur Conan Doyle, que criou o personagem na Inglaterra vitoriana dos anos 1880. "A melhor fonte são os livros mesmo", disse Downey Jr., na entrevista coletiva para apresentar o filme, em Londres.
"O que eu imaginava na minha mente quando lia os livros não é o que eu via na tela. Estamos tentando ser tão autênticos quanto possível", completa Ritchie. Uma HQ feita por Lionel Wigram também servirá de base para o longa.
Sherlock Holmes e Watson terão pares românticos: Irene (Rachel McAdams, de "Penetras Bom de Bico"), e Mary (Kelly Reilly, de "Bonecas Russas"). "Ela é admiradora do Holmes e do trabalho dos dois, mas está apaixonada pelo Watson", diz Reilly. "Ela tem um relação volátil com Sherlock, é um pouco misteriosa, você imagina se no final eles vão ficar juntos", conta McAdams.

Borat x Homem de Ferro
O filme, da Warner, ainda não começou a ser gravado, mas já existe uma expectativa no ar, uma vez que um mês depois que o projeto foi anunciado, surgiu um concorrente.
Sacha Baron Cohen, famoso no papel de Borat, fará sua versão cômica de Holmes, com Will Ferrell no papel de Watson. "Só a idéia de Sacha e Will como Sherlock Holmes e Watson já fazem a gente rir", disse um porta-voz da Columbia, produtora do filme, à "Variety".
O valor da produção do Sherlock "lutador" não foi revelado, mas tanto Ritchie quanto Downey Jr. disseram que é o filme mais caro em que ambos já estiveram -e Downey Jr. fez o "Homem de Ferro" recentemente, uma superprodução.
Na entrevista coletiva, o ator foi ligeiramente ríspido com um repórter que perguntou se ele sabia fazer um sotaque inglês para Holmes: "Ganhei um Bafta [o Oscar britânico] por Chaplin, então talvez isso dê uma boa indicação para você sobre a minha capacidade", disse, com sotaque inglês.


Texto Anterior: Cinema político é tema de duas mostras
Próximo Texto: Carla Bley traz de volta ironia e humor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.