São Paulo, segunda-feira, 06 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro reúne bibliografia sobre HQs

"Biblioteca dos Quadrinhos" traz mais de 700 verbetes sobre obras publicadas no Brasil que abordam o tema

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O interessado em estudar ou pesquisar histórias em quadrinhos ganhou um reforço: foi lançada a "Biblioteca dos Quadrinhos", de Gonçalo Junior, livro que reúne mais de 700 verbetes sobre obras publicadas no Brasil que abordam HQs.
A "Biblioteca" traz livros publicados no Brasil desde 1942, fichados com dados como autor, editora e se estão disponíveis ou esgotados, além de reprodução da capa e resenhas escritas por Junior.
"Tentei indicar o que cada obra tem de útil para o pesquisador", conta o autor. "Em alguns casos era impossível não ressaltar que há erros de informações ou nas imagens."
Nem todas as obras fichadas nos nove capítulos da "Biblioteca" são livros teóricos. Os dois primeiros reúnem livros exclusivamente sobre quadrinhos ou que sejam de outros temas, mas abordam HQs em pelo menos um ensaio ou capítulo, como "Apocalípticos e Integrados", de Umberto Eco.
O terceiro capítulo do livro traz obras sobre cartuns, caricatura e desenho animado, formas de arte consideradas "irmãs" dos quadrinhos. Há um capítulo de "Biblioteca" apenas para romances criados a partir de personagens de HQs (textos em prosa protagonizados por Corto Maltese ou pelo Batman, por exemplo) e para livros que tenham originado personagens de quadrinhos, como Conan.
"A idéia é ter todo tipo de fonte disponível para a pessoa que quer estudar quadrinhos", afirma Gonçalo.
Por isso, os capítulos finais vão além dos livros e trazem catálogos, edições de HQs publicadas com ensaios sobre o autor, revistas especializadas, sites, blogs e alguns fanzines -publicações criadas por fãs e lançadas com tiragem e circulação restritas.
"Já havia lido cerca de 70% das obras para meus livros anteriores", conta Gonçalo Junior, autor também de "A Guerra dos Gibis" e "O Homem-Abril". "O resto eu li para escrever a "Biblioteca"."
O projeto da "Biblioteca", idealizado em 2001 com o editor Carlos Mann como uma seção do site da editora Opera Graphica, acabou sendo transformado em um projeto de livro no início deste ano. Depois, foram seis meses para coleta dos dados e resenhas.
Não é uma obra fechada: o autor pede, no livro, que interessados entrem em contato para uma próxima edição ampliada. E, embora não esteja escrito explicitamente, que se continue a estudar o tema para que a bibliografia sobre histórias em quadrinhos aumente cada vez mais.


BIBLIOTECA DOS QUADRINHOS
Autor:
Gonçalo Junior
Editora: Opera Graphica
Quanto: R$ 49, em média (352 págs.)


Texto Anterior: Crítica: Spielberg expõe a pequenez do ser humano
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.