São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo recupera trabalho do francês Jean Manzon

CCBB inaugura hoje mostra sobre documentarista

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Autor de fotos apreciadas por Orson Welles, que o recrutou para a equipe de filmagem do inacabado "É Tudo Verdade" (1942), o francês Jean Manzon (1915-1990) fez duas carreiras notáveis no Brasil: como repórter fotográfico da extinta revista "O Cruzeiro", de 1940 a 1952, e depois como produtor de documentários.
A segunda, que lhe rendeu críticas pela associação à idéia de "Brasil grande" do regime militar de 1964, deu origem a 752 títulos e 633 horas de imagens que cobrem quatro décadas de história. Parte desse acervo, que começou a ser restaurado em janeiro de 2006, será exibida em breve retrospectiva, de hoje até sexta-feira, das 13h às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
O projeto de recuperação e divulgação abrange os filmes institucionais e autorais e 8.300 negativos de fotos. Na primeira fase, em andamento, o material que se encontra em boa qualidade é transferido para suporte digital de alta resolução. Processos mais sofisticados de restauração poderão ser aplicados, em seguida, a matrizes de qualidade inferior.
Mais do que revelarem o Brasil que aparece diante das câmeras, as imagens de Manzon falam muito sobre as circunstâncias políticas e sociais do período em que foram feitas. Com a digitalização, elas estarão disponíveis para consulta em site da internet.
A próxima etapa do projeto de restauração, ainda não viabilizada por falta de patrocínios, contemplará os cinejornais produzidos para exibição antes dos longas-metragens nas sessões de cinema.


Texto Anterior: Brito Cimino reabre com Abramovic, Mario Cravo Neto e Delson Uchôa
Próximo Texto: Mostra revela pioneira em fotografias de guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.