São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ANTOLOGIA

Obra traz conversas entre dois apaixonados pelo cinema

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Em 1967, o cineasta e crítico francês François Truffaut lançou "Hitchcock/Truffaut", livro em que entrevistava Alfred Hitchcock sobre cada filme do diretor britânico.
Desde então, o formato de livro de entrevistas com cineastas se popularizou. E um dos melhores chega agora ao Brasil: "Conversas com Scorsese", que ganha lançamento pela editora Cosac Naify.
O autor é Richard Schickel, 78, crítico da revista "Time" e autor de mais de 30 livros, incluindo biografias de Elia Kazan, Clint Eastwood, Woody Allen, Marlon Brando, D.W. Griffith e Harold Lloyd (confira alguns deles em quadro acima).
Com Pauline Kael, da revista "The New Yorker", e Andrew Sarris, do jornal "The Village Voice", Schickel defendeu a geração de cineastas americanos surgida no fim dos anos 1960 e ajudou a revelar talentos como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Peter Bogdanovich e tantos outros.
O livro reúne dois homens que amam o cinema e têm conhecimentos enciclopédicos sobre sua história e estética. É uma aula de cinema em forma de bate-papo.

OUTROS RUMOS
O tema central, claro, é a vida e a obra de Scorsese. Mas, cinéfilos obsessivos, os dois muitas vezes desviam do rumo e engatam conversas sobre incontáveis filmes e diretores, como John Ford, Hitchcock, Orson Welles, Coppola, Ingmar Bergman, Jean Renoir, Jean-Luc Godard e muitos outros.
Scorsese fala de sua vida e do início da paixão pelo cinema e revela detalhes interessantes sobre seu estilo, incluindo sua obsessão por fazer "storyboards" de todas as cenas de seus filmes e seu gosto pela improvisação.
O livro é um daqueles casos raros e indispensáveis que nos fazem querer terminar logo a leitura para procurar os muitos filmes citados pelo autor e pelo entrevistado durante as conversas.

CONVERSAS COM SCORSESE
AUTOR Richard Schickel
EDITORA Cosac Naify
TRADUÇÃO José Rubens Siqueira
QUANTO R$ 89 (528 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/Drama: Diretor estreante perde o foco ao tratar de tema forte e já explorado no cinema
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.