São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doação tira centro de referência afro do papel

DA REDAÇÃO

O embrião do centro de referência integrado ao Museu Afro-Brasil, idealizado por Emanoel Araujo quando ainda era diretor do espaço, começa a se desenvolver e se configura como sua primeira realização como secretário municipal de Cultura.
A primeira fase do projeto, com início nesta semana, é fruto de uma doação da Nestlé de R$ 300 mil -o dinheiro deve ser usado para montar a estrutura física do espaço, instalado no pavilhão Manoel da Nóbrega, no parque Ibirapuera, onde fica o museu. A segunda etapa será a criação de um sistema informatizado.
"Este é o início de uma parceria com a Nestlé", afirma Araujo. "Foi uma doação, sem nenhum retorno de lei de incentivo."
A proposta é manter e integrar os acervos iconográfico, bibliográfico e documental da coleção do próprio secretário, doados em sistema de comodato à Secretaria Municipal de Cultura, e criar uma rede para dispor todo o conteúdo para consultas on-line. De acordo com o secretário, também fará parte do patrimônio uma coleção do sociólogo e pesquisador da cultura afro-brasileira Carlos Eugênio Marcondes de Moura.
"O Museu Afro-Brasil vai basear todo seu conceito nesse centro de referência, de história oral. Será a referência para a vida negra, com personagens importantes e seus depoimentos", diz.
Outra parceria que pode ser firmada com a empresa alimentícia, mas que ainda está em fase de análise, é a reestruturação dos acervos das bibliotecas municipais de São Paulo.
"Vamos percorrer com eles as bibliotecas para fomentar a questão dos acervos, que estão absolutamente sucateados", disse Araujo. (JF)


Texto Anterior: Exposição: Oca fechará por tempo indeterminado
Próximo Texto: Cinema: "Tainá 2" enfrenta a floresta amazônica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.