São Paulo, sábado, 07 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA

Jamie Oliver passeia pela cozinha italiana

LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Depois de montar um restaurante com jovens chefs de baixa renda e de conseguir do governo Blair mais verba (e mais qualidade) para a merenda do ensino público britânico, Jamie Oliver cansou, pediu água, tirou férias. E colocou-as em um programa de TV.
Em ritmo e estrutura de diário, "A Grande Fuga de Jamie para a Itália" mostra a viagem que o chef inglês fez pela gastronomia italiana, a bordo de uma kombi velha e puxando num trailer uma cozinha rudimentar.
O primeiro episódio acompanha os preparativos e o início da empreitada e mantém o espírito de "A Cozinha de Jamie" e "A Cantina Escolar de Jamie", os dois programas anteriores de Oliver: a câmera na mão, solta, mostra até os momentos mais embaraçosos para o apresentador-chef-celebridade, como a expressão de desamparo de sua mulher minutos antes da partida de Londres, para deleite da horda de paparazzi que cercava sua casa.
Essa informalidade segue o cozinheiro pelas estradas e águas européias até a Sicília, sua primeira parada e foco da segunda metade do episódio de 30 minutos.
No mercado de rua de Palermo, Oliver procura a verdadeira fast-food italiana e encontra feirantes que grelham frutos do mar ao ar livre. Sua tentativa de interagir com os locais é algo desengonçada, mas o chef consegue assumir uma das grelhas e tempera peixes e camarões com ervas -para desgosto inicial dos sicilianos, que temem que o inglês estrague seus alimentos frescos.
O resultado final, dos pratos e do programa, é feliz: os sicilianos lambuzam os dedos para degustar os grelhados de Oliver e o primeiro capítulo da "Grande Fuga" termina como um bom aperitivo do que será o resto da viagem.


A Grande Fuga de Jamie para a Itália
Quando:
hoje, às 21h, no GNT


Texto Anterior: Teatro: Ex-Mestre Ambrósio conta as voltas que o mundo dá
Próximo Texto: Drauzio Varella: Instinto materno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.