São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2002

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OS DESTAQUES DA RETROSPECTIVA

Flores
O visitante é recebido à exposição com flores. A primeira sala reúne quadros da série "Flowers" (1964), que sintetizam o gosto de Andy Warhol pela repetição e pelo trabalho de conjunção da pintura à mão com imagens fotográficas projetadas sobre a tela pelo processo de silk-screen

Quadrinhos
Entediado com uma até então bem-sucedida carreira como ilustrador de anúncios publicitários, Warhol começa a explorar o mundo das artes. No início dessa trajetória, no começo dos anos 60, ele reproduziu alguns de seus ídolos do mundo dos quadrinhos. Uma das salas reúne quadros de, entre outros, Batman, super-homem e Dick Tracy

Filme
A retrospectiva da Tate Modern apresenta um lado menos conhecido de Warhol: suas atividades como cineasta. Um de seus filmes em exibição é "Empire" (1964), tedioso ensaio com uma câmera fixa sobre tripé filmando o edifício Empire State, de Nova York, por oito horas consecutivas

Supermercado
Os curadores reuniram as obras de Warhol baseadas em reproduções de bens de consumo numa mesma sala. É como se tivessem montado um pequeno supermercado: numa parede, "210 Coca Cola Bottles" (1962). Noutra, "Campbell's Soup Cans" (latas de sopas Campbell). Entre elas, espalham-se caixas de sabão Brillo. Não por acaso, uma das obras em que ele reproduz 192 vezes uma nota de um dólar se encontra ali do lado

Estrelas
Warhol tornou-se internacionalmente conhecido em grande parte graças aos quadros em que reproduziu, alterando as cores de fundo e das faces, astros de Hollywood. Entre eles, estão lado a lado na Tate Modern Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e Elvis Presley

Sala dos desastres
A maior sala da retrospectiva reúne obras de Warhol cuja temática é a morte violenta. O artista utilizou sua técnica de projeção repetitiva de imagens fotográficas por silk-screen para criar quadros com base em acidentes automobilísticos diversos. Na "galeria das tragédias" figura também o impressionante "Suicide (Purple Jumping Man)", obra de 1964 sobre retrato flagrante de um suicida em queda livre após ter se atirado do alto de um prédio

Cadeira elétrica
Uma seção inteira da mostra traz variações em diferentes cores e disposição da imagem de uma cadeira elétrica vazia. Criadas em 1963, as obras de Warhol refletiam o debate nos EUA sobre a manutenção ou abolição da pena de morte -temática que continua atual naquele país

Papel de parede e nuvens prateadas
Dois ambientes da mostra retratam as propostas de Warhol de fazer da arte algo também lúdico e interativo. Num deles, as paredes foram recobertas com papel de parede com imagens de uma vaca. Na sala adjacente, balões prateados de gás hélio em formato de almofadas flutuam por todas as partes -o visitante precisa se "desvencilhar" dos balões para atravessar a sala

Auto-retratos
Após percorrer portraits de celebridades como Mao tsé-Tung, Richard Nixon e Mick Jagger, uma das últimas séries da exposição auto-retratos feitos por Warhol ao longo de sua carreira



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